Agitos

Mar de gente pelo Brasil afora

No Nordeste, em Minas e no Rio de Janeiro, foliões lotam ruas e avenidas; também há espaço nos camarotes oficiais

Por Paula Coura
Publicado em 19 de janeiro de 2014 | 03:00
 
 
 
normal

A capital mineira deverá receber o maior Carnaval de toda sua história, com cerca de meio milhão de foliões nas ruas, segundo estimativas da Empresa Municipal de Turismo de Belo Horizonte (Belotur). Nos cinco dias da festa, os Blocos caricatos e as escolas de samba vão desfilar até pela avenida Afonso Pena, uma das principais da capital, reivindicação dos participantes da folia desde 1990.

Serão vários pontos de concentração, como Santa Tereza, Pampulha e Praça da Estação, e um investimento de cerca de R$ 5 milhões para garantir segurança e conforto aos foliões. No ano passado, cerca de cem blocos desfilaram pelas ruas da cidade. Neste ano, a Belotur prevê que este número dobre. Segundo a prefeitura, o carnaval terá também shows em 13 palcos espalhados pelas regionais da capital.

Em Ouro Preto a grande novidade é a proibição na venda de hospedagem nas repúblicas federais da cidade (aproximadamente 58 repúblicas), em função de uma determinação judicial. Mas o Carnaval nas mais de 300 repúblicas particulares está mantido. Por isso, é bom garantir sua hospedagem na região com antecedência.

Nordeste

Em Salvador, são mais de dois milhões de foliões baianos e turistas que saem pelas ruas da Cidade do Carnaval, uma área de 25 quilômetros de avenidas, ruas e praças da capital baiana. O lugar abriga camarotes, arquibancadas, postos de saúde e policiais, além de toda uma infraestrutura especial montada pelos diversos órgãos municipais, estaduais e federais.

O som do trio é a deixa para início da folia nos três circuitos – Osmar (Campo Grande), Dodô (Barra-Ondina) e Batatinha (Centro Histórico). Os blocos afro, com seus tambores, também estão presentes, dando um tom diferenciado e todo especial à festa.
Mais acima no mapa, em Recife e Olinda, os blocos vão anunciando datas, atrações e preços das festas nas cidades. O pré-Carnaval começa logo no dia 1º de fevereiro e a abertura oficial da folia é no dia 28 na capital pernambucana. Tem opções com artistas do rap, rock, axé, pagode e sertanejo, mas, claro, sem nunca se esquecer do tradicional frevo.

Uma das grandes atrações da folia oficial é o bloco Galo da Madrugada, o maior do mundo, segundo o livro do recordes em 1994. O bloco acontece sempre no primeiro sábado de Carnaval. Não é necessário comprar camisa ou ter qualquer custo para participar. Os foliões costumam chegar logo às 7h.

Rio de janeiro

Em cerca de uma hora e meia, no último dia 13, foram reservados todos os 28,8 mil ingressos de arquibancadas e cadeiras individuais postos à venda para compradores do Rio para os dois dias de desfile das escolas do Grupo Especial. As reservas que não forem pagas serão comercializadas novamente no dia 22 de janeiro. Ao todo foram colocados 36 mil ingressos à venda, sendo que 20% das entradas (7.200 ingressos de cada setor) para compradores de fora da Região Metropolitana (que não usam o código telefônico 21). Para estes interessados ainda há ingressos. para todos os setores.

 

 

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!