Ouro Preto

Marco inicial do projeto Caminhos de São Tiago será inaugurado neste sábado (17)

Rota é inspirada no Caminho de Santiago espanhol; uma das semelhanças entre os percursos é o ritual imposição do chapéu

Por Paulo Campos
Publicado em 16 de junho de 2023 | 09:31
 
 
 
normal

Santiago de Compostela é a capital da Galícia. A cidade é famosa no mundo todo por ser rota de peregrinação. A igreja local também guarda os restos mortais do apóstolo Tiago. Milhares de turistas de várias partes do mundo desembarcam todos os dias nessa região a noroeste da Espanha em busca de autoconhecimento ou de experiências transformadoras. No Brasil, o percurso ficou conhecido depois que o escritor Paulo Coelho lançou o livro "Diário de um Mago", que conta  sua experiência no trajeto. Na verdade, são três caminhos distintos com níveis de dificuldade, paisagens e tempo de deslocamento diferentes levam a Compostela.

Compostela também é inspiração para outros caminhos no Brasil. No centro-oeste do Paraná, há uma rota de 100 km entre Campo Mourão e Fênix denominada Caminho Iniciático de Santiago. Há, ainda, os caminhos da Fé, entre São Paulo e Minas Gerais; do Sol, preparatório para Santiago, entre Santana do Parnaíba e Águas de São Pedro (SP); o Brasileiro de Santiago de Compostela, ligando as igrejas de  Nossa Senhora de Guadalupe e Sagrado Coração de Jesus, em Florianópolis (SC), das Missões (RS), de Cora Coralina (GO), de Caravaggio, entre Farroupilha e Canela (RS), o da Luz, entre Tombos e o pico da Bandeira (MG) e os Passos de Anchieta, de Vitória a Anchieta (ES).

Turista recebe um passaporte, que deve ser carimbado, para comprovar sua participação no percurso

Neste sábado (17), será inaugurado o marco inicial do trajeto entre Santa Rita de Ouro Preto e Ouro Branco da rota turística mineira Caminhos de São Tiago. O evento acontece às 10h, no Salão Paroquial Felipe Turco, no distrito ouro-pretano, que é conhecido como a "Capital da Pedra-Sabão". O trajeto, que foi aberto em 2021, percorre 11 cidades: Ouro Preto, Ouro Branco, Conselheiro Lafaiete, Queluzito, Casa Grande, Entre Rios de Minas, Lagoa Dourada, Resende Costa, Coronel Xavier Chaves, Ritápolis e São Tiago. São  274 km, integrando os circuitos do Ouro,  Trilha dos Inconfidentes e Villas e Fazendas.

Segundo Marcus Vinícius Januário, presidente da Federação dos Circuitos Turísticos de Minas Gerais (Fecitur) e também gestor do Circuito Trilha dos Inconfidentes, 1.452 pessoas já completaram todo o percurso. No entanto, já foram entregues mais de 3.000 passaportes. O documento pode ser retirado gratuitamente pelo peregrino – a cada cidade visitada, ele ganha um carimbo e, ao completar ao menos oito, recebe um certificado de participação. Autoguiada, a rota está toda sinalizada com 300 tótens produzidos por artesãos de Prados, com o símbolo da cruz de Santiago e na cor amarela, simbolizando o ipê.


Percurso passa por áreas ruais e pequenas comunidades

O percurso atravessa áreas urbanas e rurais, revelando ao visitante patrimônios histórico-culturais, paisagens espetaculares, comidas típicas, artesanato regional, cachoeiras e mirantes belíssimos, como o das Lajes, em Resende Costa, onde o turista pode contemplarr o pôr do sol mais bonito da rota. O viajante pode seguir a pé, de bike, a cavalo, de moto ou de carro, dormir nas cidades e realizar o percurso em etapas. Januário conta que há uma ligação entre os caminhos mineiro e espanhol –  SãoTiago e Santiago de Compostela são cidades-irmãs. "Estamos trabalhando para validar nosso trecho ao de Compostela".

O que também liga as duas rotas é o emocionante rito de devoção "imposição do chapéu", geralmente celebrado no dia 25 de julho, mas que na rota será rememorado no dia 25 de cada mês, inspirado na tradição do caminho espanhol. Marcus Januário destaca que a diferença entre os percursos está no propósito: enquanto o de Santiago de Compostela é motivado pela fé, pelo caráter transformador, o de São Tiago é uma rota que promove o turismo nas localidades e gera nova fonte de emprego e renda. "Nosso caminho não tem essa pegada de autoconhecimento, de transformação, mas não quer dizer que não seja".

Serviço

O que: Caminhos de São Tiago, inauguração do marco inicial do projeto

Onde: salão paroquial Felipe Turco (ao lado da igreja Matriz de Santa Rita), no distrito de Santa Rita de Ouro Preto

Quando: dia 17 (sábado), às 10h

 

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!