PANDEMIA

Ministério da Saúde atualiza exigência de passaporte da vacina para viajantes

Comprovante de vacinação será exigido de brasileiros e estrangeiros que entram por via aérea e com idade a partir dos 12 anos

Por Luana Melody Brasil
Publicado em 19 de fevereiro de 2022 | 10:36
 
 
 
normal

O Ministério da Saúde atualizou as condições para exigência do comprovante de vacinação contra a Covid-19 de viajantes, o chamado "passaporte da vacina". Por meio de nota informativa publicada na noite da sexta-feira (18), a pasta decidiu que o comprovante será cobrado de brasileiros ou estrangeiros que entram no país por via aérea e que tenham 12 anos ou mais.

As crianças com idade entre 5 a 11 anos ainda estão de fora dessa exigência porque, segundo o ministério, foram incluídas no Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19 (PNO) em 14 de janeiro deste ano. Por isso, não pode ser exigido o passaporte vacinal desse público.

Para incluir as crianças, é necessário aguardar o intervalo de 15 dias depois das duas doses para a completa imunização. Nessa faixa etária, a segunda dose pode ser aplicada após oito semanas da primeira dose, no caso da vacina da Pfizer. No caso da Coronavac, o intervalo é de quatro semanas.

Por via terrestre

Por outro lado, para os viajantes que entram no Brasil por via terrestre, o comprovante de vacinação será exigido a quem tem idade a partir dos 5 anos. A única exceção da cobrança é para os casos em que o indíviduo venha de países com baixa cobertura vacinal.

“Ressalta-se que a população menor de 12 anos deve manter medidas não farmacológicas de prevenção à transmissão do vírus, tais como uso de máscara; distanciamento social; etiqueta respiratóriae higienização das mãos, dos objetos de uso pessoal e de itens comercializados, dentre outros até que completem o esquema vacinal”, detalha o documento.

O TEMPO agora está em Brasília. Acesse a capa especial da capital federal para acompanhar as notícias dos Três Poderes  

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!