Comemoração

Museu de Congonhas completa oito anos com a atração Aleijadinho Virtual

Experiência de interação com o artista e suas obras já passou pelo Museu da Inconfidência e agora está até o dia 15 no espaço museológico do santuário

Por O Tempo
Publicado em 04 de janeiro de 2024 | 09:10
 
 
 
normal

O Museu de Congonhas comemora neste mês de janeiro oito anos com nova atração: Aleijadinho Virtual. Na experiência, o visitante usa óculos de realidade virtual, passa por três estações e pode interagir com o maior artista do barroco mineiro e suas obras, até esculpindo um de seus 12 profetas enquanto o mestre guia o ofício. A experiência tem 15 minutos de duração, é aberta a todas as pessoas acima de 12 anos e está disponível até o dia 14 deste mês.

Além disso, há uma exposição de Realidade Aumentada que mostras os trabalhos de Aleijadinho em 3D. Usando a câmera do próprio celular, o visitante pode ver as obras como hologramas em alta definição no próprio espaço físico da exposição. Estão presentes obras como o Cristo carregando a cruz e o altar da igreja de São Francisco, em Ouro Preto, além dos 12 profetas.

A experiência Aleijadinho Virtual foi criada pelo Studio KWO XR,  que segue fielmente as pesquisas e s depoimentos históricos sobre a provável fisionomia do artista. Segundo Francisco Almendra, diretor do projeto, que passou pelo Museu da Inconfidência, em Ouro Preto, de 11 de novembro a 10 de dezembro, a ideia é interagir, trocar com o primeiro grande artista brasileiro.

Entre os principais projetos do Studio KWO XR, destacam-se o Tinta & fogo, um trabalho que leva o visitante de volta no tempo para o universo e a arte dos primeiros habitantes da terra, tendo o Parque Nacional da Serra da Capivara como cenário; e Mário de Andrade & A Origem de Macunaíma, uma jornada imaginária partindo do escritório do grande poeta e romancista paulista, um dos criadores do modernismo no país, em direção ao Monte Roraima.

O museu

O primeiro "museu de sítio" do Brasil oferece informações históricas e de contexto que qualificam a visita ao Santuário do Bom Jesus de Matosinhos, Patrimônio Mundial pela Unesco desde 1985 e principal ponto turístico da cidade histórica. O santuário e seus profetas também foram tombados Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) em 1939.

O Museu de Congonhas é voltado tanto para os que buscam o turismo cultural quanto para aqueles que procuram o turismo religioso, pois se alinha com as modernas tendências de promoção de qualificação urbana associada à vocação histórica da cidade. Além disso, ele monitora e avalia o estado de conservação de todo o Patrimônio Mundial do complexo e articula redes e projetos de estudo sobre o barroco e a pedra-sabão.

O prédio que abriga o museu foi projetado pelo arquiteto mineiro Gustavo Penna e, embora apresente uma arquitetura contemporânea, se harmoniza com a paisagem de uma cidade do interior mineiro. Com 3.452,30 m², ele dispõe de salas de exposição, biblioteca, auditório, espaço educativo, anfiteatro ao ar livre e áreas administrativas. O espaço se constitui em um local de construção de conhecimento e de interpretação do mundo, tendo o patrimônio, a arte e a fé como principais pilares para direcionar a experiência educacional.

Visitas guiadas pelo museu são oferecidas a grupos de até 20 pessoas mediante agendamento prévio pelo site. Elas podem ser realizadas de terça a sexta-feira, às 10h30 e às 15h30. Nas quartas-feiras, as visitas guiadas só estão disponíveis às 15h30. Durante esses oito anos, já passaram pelo local cerca de 300 mil pessoas. A cidade recebe milhares de visitantes em setembro, quando comemora o Jubileu do Senhor Bom Jesus de Matosinhos.

Serviço

O que: Aleijadinho Virtual – O primeiro artista brasileiro
Onde: Museu de Congonhas (alameda Cidade Matozinhos de Portugal, 77, Basílica, Congonhas)
Quando: até 14 de janeiro de 2024
Funcionamento: de terça-feira a domingo, das 9h às 17h. Entrada gratuita.
Informações: Aleijadinho Virtual

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!