Entrevista

O Brasil nas mãos dos viajantes de luxo: uma média de 2 a 5 viagens por ano

Foco desse público no mercado nacional é uma das principais mudanças pós-pandemia, diz Simon Maye, diretor da feira LTM Latin America, que começa no dia 9, em São Paulo

Por Paulo Campos
Publicado em 05 de maio de 2023 | 11:38
 
 
normal

O turismo de luxo continua em alta. No Brasil e no mundo. Quem vai sustentar essa premissa é a 13º edição da ILTM Latin America, a maior feira de luxo latino-americana, que abre as portas de 9 a 12 de maio, na Bienal do Ibirapuera, em São Paulo, reunindo 300 expositores, entre eles Mandarin Oriental, Rosewood, Belmond, Marriott, Accor e Dorchester Collection, reflexo de uma retomada robusta do segmento, que em 2022 superou o ano de 2019 em faturamento.
 
Neste ano, a segunda edição do Annual Luxury Travel Report: Brazil - Latin America, lançado pela ILTM em parceria com o site Panrotas, revela que o orçamento de viagens aumentou quando comparado ao pré-pandemia e apresenta crescimento em relação à edição anterior, passando de 43,13% para 49,37%. Além disso, os viajantes brasileiros de luxo fazem de 2 a 5 viagens nacionais por ano, com a manutenção dessa frequência nos últimos 12 meses. Há ainda um nicho de 7,11% que realiza mais que 20 viagens nacionais por ano.
 
Viajantes de luxo
 
Já em relação às viagens internacionais, a frequência diminuiu quando comparada ao período pré-pandemia, quando eram realizadas de 1 a 3 viagens por ano, passando para apenas uma ou nenhuma nos últimos 12 meses. Mesmo assim, a tendência é de uma retomada do turismo de alta renda de maneira robusta, pois as condições econômicas para essa faixa de alta renda têm melhorado.
 
De acordo com o Relatório de Riqueza Global de 2022 (Global Wealth Report), elaborado pelo banco Credit Suisse, o Brasil é o país que mais crescerá no mundo entre 2021 e 2026, em termos de variação, no número de milionários com patrimônio acima de US$ 1 milhão, 117%, chegando a 572 mil pessoas. No relatório de 2020, no entanto, o país havia perdido 108 mil milionários, não necessariamente pela perda de suas riquezas aqui no país, mas pela desvalorização do real.
 
Turismo doméstico
 
De maneira geral, embora os milionários no Brasil sejam relativamente poucos comparados com outros países, o mercado de alta renda tem uma importante parcela para colaborar na recuperação do turismo doméstico, com quase 1/4 dos gastos totais. Em termos de destinos, o Rio de Janeiro tomou a primeira posição de Fernando de Noronha. Gramado aparece em terceiro lugar, ganhando duas posições em relação à primeira edição. Já os Estados Unidos seguem como o principal destino para as próximas viagens internacionais.
 
No Brasil, outros destinos têm mirado para o turismo de luxo e atraído investimentos mais sofisticados, como o Rio Grande do Norte, que vem inaugurando novas opções a cada ano. No ano passado, as aberturas do Rosewood São Paulo e do Ba'ra Hotel em João Pessoa foram um sucesso. Neste ano, a comemoração dos 100 anos do Copacabana Palace está movimentando o destino mais clássico do país, a cidade do Rio de Janeiro.
 
Novos conceitos
 
O luxo evoluiu e agora se conecta a outros conceitos como sustentabilidade, responsabilidade social e espírito de comunidade. Os turistas estão procurando por experiências autênticas que possam contribuir positivamente para o meio ambiente junto com as comunidades locais. Diante dessa demanda, a América Latina oferece algumas oportunidades novas e pouco exploradas, já definidas por sua natureza exuberante e cultura local diversificada.
 
“O tema que escolhemos para este ano na ILTM, a simplicidade, está muito conectado com o momento de alegria do setor. Agentes de viagens, hotéis e turistas estão todos felizes querendo voltar a fazer o que mais gostam sem tantas preocupações, com segurança e alegria, de um jeito simples”, comemora Simon Mayle, duretor da ILMT Latin America.
 
Confira os destaques da entrevista de Simon Mayle ao portal O Tempo.
 

Luxo pós-pandemia

 
Embora tenha sofrido globalmente como todo o turismo, o segmento de luxo manteve o ecossistema empresarial estável e encontrou, após as aberturas das fronteiras, uma demanda reprimida de viajantes que impulsionou a recuperação econômica do turismo como um todo. Como os negócios já eram maduros e bem-estruturados, isso permitiu à indústria utilizar o tempo de pandemia para se renovar.
 

Sustentabilidade

 
Hotéis de luxo, propriedades, experiências e negócios relacionados, como restaurantes e spas, foram modernizados ou implementaram inovações que levaram a termos hoje um mercado exigente. Vemos também que os novos interesses do viajante de luxo, como a sustentabilidade, também foram um fator decisivo para essas mudanças.
 

Tendência para 2023

 
Celebraremos a simplicidade da América Latina a partir da conexão com a natureza e cultura da região. O tema reflete a tendência de valorização do ESG também no turismo e, principalmente nas viagens de alto padrão.
 

América Latina

 
Os turistas têm mostrado preferência por produtos e serviços comprometidos com a preservação ambiental e valorização social e, no mercado de luxo, isso já é uma realidade, com viajantes dispostos a pagar mais por isso. Nesse sentido, a América Latina supera diversos mercados pela diversidade de ofertas e pelo compromisso que tem assumido com a natureza e as comunidades locais.
 

Quem está na ILTM

 
Chegamos à 13ª edição com expectativa de dobrar de tamanho em termos de expositores e compradores e com recorde de presença de grandes marcas como Mandarin Oriental, Rosewood, Belmond, Marriott, Accor, Dorchester Collection, entre outras.
 

As novidades no Turismo de Luxo

 
Minas Gerais: Grande Hotel Termas de Araxá, uma propriedade colonial fantástica com a arquitetura do hotel que mistura os estilos colonial e neoclássico. Minas Gerais oferece excelentes opções para o turismo de luxo e tem uma das gastronomias brasileiras que mais agradam os públicos interno e externo. Com tudo isso, Minas não tem uma representação coletiva ou em massa, os hotéis participam individualmente, um ou outro, mas vemos um grande potencial no desenvolvimento do turismo de luxo na região.
 
São Paulo: O Botanique Hotel & Spa, na serra da Mantiqueira, também chega ao evento para reapresentar-se ao mercado nacional após um período de reformulação estrutural e conceitual. A modernização incluiu o resgate da identidade original do hotel que nos permitiu recriar experiências personalizadas e introduzir novas propostas de bem-estar para o público que valoriza o estilo de vida saudável.
 
Itália: O Borgo Santandrea é um novo hotel de luxo localizado em uma falésia a 90 metros acima do nível do mar na Costa Amalfitana e que será inaugurado em 15 de abril. Nos últimos quatro anos, a propriedade foi restaurada junto a diversos artesãos talentosos e marcas italianas icônicas para criar um hotel único que é verdadeiramente "Made in Italy".
 
Cruzeiros: A Swan Hellenic Cruises relançou sua marca ao mercado com a proposta inovadora de oferecer aos passageiros novos roteiros com destinos fora das rotas tradicionais. São três navios novos, construídos com a mais alta tecnologia para navegação em ambientes inóspitos ao redor do planeta e um elegante design interior escandinavo. Outra novidade relacionada aos cruzeiros é o lançamento da Explora Journeys, uma companhia marítima totalmente voltada para o público de alto padrão com navios construídos sob medida.
 

A bola da vez

 
As tendências apontam para a valorização do público nacional às experiências relacionadas à flora e fauna do Brasil. Isso, somado ao longo tempo em que as fronteiras da Ásia permaneceram fechadas nos últimos anos e à nova rede de oferta, beneficiou os destinos brasileiros para o turista de alto padrão.
 

Praia na preferência

 
Como o litoral segue liderando a preferência nacional, com o Nordeste na ponta, essas capitais entraram na rota das viagens de luxo. No Nordeste, vemos diversos novos hotéis, resorts, parques temáticos, restaurantes de primeira qualidade e receptivos bem equipados que surgiram nas duas últimas décadas em todos os nove Estados da região.
 

Nordeste na rota do luxo

 
Rio Grande do Norte e mais recentemente Paraíba são destinos novos que mostram o avanço de um turismo mais voltado à experiência, à natureza e à valorização dos povos originários do Brasil. Isso nunca esteve tão em alta no Nordeste e no turismo como agora.
 

Copacabana Palace: 100 anos

 
O Brasil tem nove hotéis entre os melhores do mundo do Forbes Travel Guide deste ano e, entre eles, está o icônico Belmond Copacabana Palace, que completa cem anos e ostenta há tempos o título de hotel mais luxuoso e tradicional do Rio de Janeiro e do país. A marca é, portanto, um dos maiores exemplos de que é possível manter-se relevante e valorizar a tradição ao longo da história.
 

Rio de Janeiro na liderança

 
O aniversário e o tradicional glamour carioca contribuíram ainda para que o Rio de Janeiro passasse a liderar o ranking de maior destino nacional de turismo de luxo, ultrapassando Fernando de Noronha, de acordo com a segunda edição do Annual Luxury Travel Report, publicado pela ILTM em parceria com o Panrotas.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!