A tradicional troca de guarda governamental do Palácio da Liberdade acontece neste domingo (7), às 10h, na praça da Liberdade. O evento é promovido pela Polícia MIlitar de Minas Gerais (PMMG) e Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult-MG) e tem duração aproximda de 25 minutos.
 
Segundo o major Fernando Lima, subcomandante do Batalhão de Polícia de Guardas (BPGd), o rito acontece todo primeiro domingo do mês e visa aproximara a PM da comunidade. "A cerimônia militar é uma troca de serviço: uma guarnição deixa o policiamento dos prédios públicos da praça e outra entra".
 
A cerimônia é um conjunto de ritos militares que chamam a atenção de moradores e turistas pela beleza e precisão dos movimentos. O pelotão formado por 18 soldados atravessa a alameda central da praça, acompanhado por cavalariços do Regimento da Cavalaria e pela música orquestrada pela banda da PMMG, até a fachada do palácio.
 
Na Europa, vários países celebram a mudança solene da guarda em frente a seus palácios reais, entre eles a Noruega, a Dinamarca, o Principado de Mônaco e a Espanha, mas o evento mais famoso é o de Londres, no Reino Unido, em frente ao Palácio de Buckingham, que virou atração turística.
 

Exposição

 
Este mês de agosto também é o último para visitar a exposição "Já Raiou a Liberdade: Hinos do Brasil", que apresenta aos visitantes 13 partituras originais de hinos brasileiros. Os documentos deixaram em abril pela primeira vez a Biblioteca da Escola de Música da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) para serem exibidos publicamente.
 
Três dos hinos — Nacional, da Independência e da Feliz Aclamação de Dom João IV  —, no entanto, não podem mais serem apreciados. Eles foram retirados da exposição e levados para o Arquivo Público Mineiro para serem restaurados. A mostra permanece no Salão de Banquete do Palácio da Liberdade até o dia 30, depois vai para Brasília e Rio de Janeiro.
 
Para informações sobre a visitação ao Palácio da Liberdade, acesse o site da APPA — Arte e Cultura.