Rolê Carioca

Projeto faz um passeio virtual nos subúrbios do Rio de Janeiro

O roteiro neste domingo, às 10h, na plataforma Zoom e contempla os bairros atendido pelos trens da Estação Leopoldina

Por Da redação
Publicado em 10 de outubro de 2020 | 20:32
 
 
 
normal

A imponente - e malconservada - Estação Leopoldina é o ponto de partida do segundo roteiro virtual do Rolé Carioca neste domingo (11), às 10h, pela plataforma Zoom e com transmissão pelas redes sociais do projeto. Depois de abordar a relação do Rio de Janeiro com o mar em setembro, o Rolê Carioca cruza a cidade e percorre bairros interligados pela estação de trem inaugurada em 1926 e que recebeu o nome da imperatriz.

E, como não poderia faltar neste ano de pandemia e lives nas redes sociais, o Rolé Carioca também irá promover entrevistas e as tradicionais mini-aulas, sempre divulgadas com antecedência nos perfis do projeto. Nelas, os historiadores Willian Martins e Roberta Baltazar antecipam fatos históricos e curiosidades sobre o roteiro “Rumo ao subúrbio da Leopoldina”, preparando os viajantes para uma experiência completa durante o passeio.

Avenida Brasil
Da Estação Leopoldina, o roteiro virtual segue em direção ao castelo em estilo mourisco que abriga a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), instituição científica de ponta, inaugurada originalmente para fabricar soros e vacinas contra a peste bubônica e que hoje é referência em pesquisas para vacina contra a Covid-19.  O roteiro segue pela icônica avenida Brasil, principal via de acesso rodoviário da capital, que liga o centro às zonas Norte e Oeste.

Inaugurada em 1946, a avenida Brasil é símbolo da expansão da cidade rumo ao subúrbio. Fruto desse movimento, a Maré é a próxima parada do roteiro. Colônia de pescadores, a Maré é hoje um dos maiores conjuntos de favelas do país, conhecida por suas "palafitas e trapiches”, cantados em "Alagados", música do Paralamas do Sucesso. É na Maré que se situa o piscinão de Ramos, que reúne milhares de banhistas nos finais de semana.
O roteiro segue pelos bairros de Ramos, sede da escola de samba Imperatriz Leopoldinense, e Olaria, berço do tradicional bloco Cacique de Ramos, um dos símbolos do Carnaval carioca, coroando a visita guiada pelos subúrbios atendidos pelos trens da Leopoldina, região formada pelos bairros de Bonsucesso, Brás de Pina, Cordovil, Manguinhos, Olaria, Parada de Lucas, Penha, Penha Circular, Vila da Penha, Ramos e Vigário Geral.

Rolé na Rede
Imagens aéreas feitas por  um drone, mapas digitais e imagens de arquivo dão origem a um material inédito no Rolé na Rede, uma visualização imersiva apresentada em evento exclusivo. Às imagens da cidade são adicionados personagens, acontecimentos históricos e curiosidades abordando a relação entre as pessoas e o espaço urbano ao longo dos anos.

O Rolé na Rede é um sobrevoo pela cidade a partir de um de seus maiores símbolos, a baía de Guanabara, onde os aterramentos no entorno da baía já não lembram a cultura de praia, mas é símbolo do crescimento do subúrbio carioca, também ícone da identidade da cidade. O novo formato garante uma aula descontraída, com destaque para informações que vão além da história e contemplando camadas afetivas da relação com a capital fluminense.

SERVIÇO
Rolé Virtual: Rumo ao subúrbio do Leopoldina
Data: 11 de outubro (domingo), às 10 h
Como participar: um link de acesso ao Zoom será liberado às 9h50 nos perfis do projeto no Facebook e Instagram. É gratuito, não é necessário fazer inscrição
Duração: aproximadamente 2 horas no site rolecarioca.com.br
Facebook: /RoleCarioca
Instagram: @rolecarioca
YouTube: /RoleCarioca

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!