Com quase 12 mil corredores inscritos, a Volta Internacional da Pampulha chega a sua 15ª edição. A prova, que terá a largada às 8h na Praça Iemanjá, terá mais uma vez a presença de representantes de outros países, como Quênia, Tanzânia e Bolívia. E como de praxe, muitos participantes farão sua estreia na competição, que tem um percurso total de 17,8km em volta da Lagoa da Pampulha.

O estudante João Brito vem se preparando para sua primeira Volta da Pampulha. Ele procurou uma assessoria e está treinando desde o início do ano, mas sofreu com lesões nas canelas e no joelho. “Fui diagnosticado com problemas no joelho, e nas canelas recentemente. Talvez isso possa me atrapalhar um pouco”, afirmou.

João tem como meta fazer um tempo abaixo de 1h40, e como participou de outras corridas e conseguiu o objetivo, tem boas expectativas. Segundo ele, o tempo também pode atrapalhar, já que tem feito bastante calor em Belo Horizonte. “O calor pode ser um problema, mas a minha treinadora já me deu a dica para me hidratar durante a semana”, explicou.

Outro toque valioso que recebeu foi como lidar com as curvas, que serão muitas no trajeto da corrida. “Fui orientado a tangenciar as curvas da lagoa para não ‘ganhar’ mais quilômetros”, explicou João.

Diretor técnico da Leg Assessoria, o personal Fábio Avelar alerta para os cuidados que devem ser tomados antes da prova. “É importante acordar com certa antecedência para fazer um café da manhã balanceado, usar uma vestimenta adequada para o tempo e fazer um alongamento antes de correr”, diz o treinador.

Já o trainner de corrida e personal Marcelo Mayer, da assessoria Guana Trainer, ainda dá a dica para o corredor organizar o que levará ao evento. “Recomendo já deixar tudo separado antes de sair de casa para não correr o perigo de esquecer: relógio, tênis, boné, protetor solar, e outras coisas. Também tem que pensar na logística, já que haverá muito trânsito. É legal ir de táxi ou pegar carona, e chegar com pelo menos uma hora de antecedência”, indica ele.

Fábio ainda lembra algo importante que serve para todos, mas especialmente para quem irá pela primeira vez: “Se divirtam, que é o principal para os atletas amadores”, conclui.