Momentos de desespero

Corintiano foi acordado por gritos em ônibus da torcida: 'perdeu o freio'

Vinícius da Costa, de 25 anos, contou que dormia quando o ônibus se chocou contra talude e capotou na BR-381; ele já recebeu alta

Por Gabriel Ferreira Borges
Publicado em 20 de agosto de 2023 | 12:32
 
 
 
normal


O torcedor Vinícius Custódio da Costa, de 25 anos, afirma que acordou em meio a gritos de "perdeu o freio" pouco antes do ônibus com torcedores do Corinthians capotar na Fernão Dias, entre Igarapé e Brumadinho, na Região Metropolitana. De São José dos Campos (SP), no Vale do Paraíba, Vinícius teve alta do Hospital Municipal de Contagem no fim da manhã deste domingo (20/8).

De acordo com Vinícius, ele estava sentado nas primeiras fileiras de poltronas do ônibus, que, segundo ele, levava de volta os torcedores para o Vale do Paraíba após o empate entre Cruzeiro e Corinthians por 1 a 1 no Mineirão nesse sábado. "Começou uma gritaria, eu acordei no meio (da gritaria) assustado, não sabia o que estava acontecendo, e o pessoal falou 'perdeu o freio, perdeu o freio, perdeu o freio'. Depois, não me lembro de mais nada", relata o torcedor. 

Vinícius acrescenta que, depois que "apagou", acordou já no meio da terra - o ônibus se chocou contra um talude. "Aí, eu levantei, mano, e fui ver o que tinha acontecido. Estava meio perdido ainda, meio aéreo, não sabia muito bem o que estava acontecendo. Entrei no busão e vi várias cenas lá, mano, corpo... foi bem difícil. Nisso, já veio a polícia, já veio os ônibus que estavam atrás da gente. Aí, fomos tentando ajudar o pessoal que estava meio ferido", se lembra ele, que afirmou que, como estava em estado de choque, demorou para assimilar o que havia acontecido. 

Segundo Vinícius, ele ainda não sabe a identidade dos sete mortos confirmados pela Polícia Civil de Minas Gerais. "A gente está todo final de semana junto. Só de pensar... eu não sei exatamente quem foram, mas fiquei sabendo que são sete. Tristeza total. (...) Na torcida a gente cria uma amizade que vira irmandade, como a gente costuma dizer", desabafa o torcedor, emocionado. 

A Polícia Civil até havia confirmado a morte de oito pessoas, mas voltou atrás. Todos os corpos - os sete homens na faixa de 30 anos - já foram retirados da rodovia e levados ao IML de Betim. Três já foram identificados. No Hospital Municipal de Contagem, além de Vinícius, uma outra vítima teria sido atendida e já liberada. O TEMPO questionou a Prefeitura de Contagem para confirmar as informações, que divulgou a seguinte nota:

O Serviço Social Autônomo (SSA) informa que as vítimas do acidente do ônibus com os torcedores do Corinthians foram encaminhadas para o Hospital Municipal de Betim.  Duas vítimas foram admitidas, inicialmente,  no Hospital Municipal de Contagem, mas depois foram transferidas para o Hospital Municipal de Betim.

Matéria atualizada às 15h16

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!