Belo Horizonte começa a semana com frio, causado pela atuação de uma massa de ar frio. Mas, para muitos moradores, os termômetros não refletem o desconforto sentido nas ruas. A explicação está no vento: as rajadas fazem a sensação térmica despencar. Na manhã desta terça-feira (2/9), a estação Cercadinho, na região Oeste, registrou mínima de 6°C às 6h. No entanto, no mesmo horário, a sensação térmica era de -1,9°C
Ao longo do dia, a diferença chegou a cerca de 10°C em relação à temperatura real. Às 13h, por exemplo, os termômetros marcavam máxima de 22,9°C e mínima de 9,4°C, mas o vento mantinha a sensação bem mais baixa.
Por que o vento aumenta a sensação de frio?
Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o vento acelera a perda de calor do corpo humano, ampliando a sensação de frio. “Quando o ar em movimento entra em contato com a pele, ele remove a camada de calor que o corpo produz, fazendo com que a sensação térmica seja menor do que a temperatura registrada pelos termômetros”, explica o órgão.
Até quando vai o frio em BH?
Conforme a Defesa Civil de Belo Horizonte, o frio deve continuar pelo menos até sexta-feira (5/9), principalmente nas primeiras horas da manhã. As mínimas devem ficar em torno de 11°C, mas a sensação pode ser ainda menor devido à ventania.
O inverno, no entanto, já caminha para o fim: a estação mais fria do ano no Hemisfério Sul termina no dia 22 de setembro, quando começa a primavera.
- Cuidados recomendados
- Hidrate-se com frequência;
- Evite banhos muito quentes, que podem ressecar a pele; use hidratante se necessário;
- Pratique atividades físicas agasalhado;
- Em ambientes fechados com muitas pessoas, mantenha janelas abertas para ventilação;
- Procure atendimento médico em caso de problemas respiratórios.