A volta às aulas trazia um balanço trágico para as estradas mineiras em 1997. Na primeira segunda-feira de agosto, o saldo foi de pelo menos 25 acidentes no último fim de semana de férias escolares, com 37 vítimas. Destas, nove morreram. O acidente mais grave ocorreu entre um Fiat Uno e um ônibus de empresa de turismo, resultando em sete mortos e 16 feridos.
A comissão de praças da Polícia Militar de Minas Gerais passava por um “racha” que ameaçava atrapalhar as negociações com o comando. A chamada “rebelião da PM” havia começado em junho, e, mesmo depois que o governo concedeu reajuste salarial, as conversas continuavam. Em Brasília, o grupo que preparava a reforma das polícias se reuniria sem nenhum mineiro entre seus membros.
Fotografia traduzia um clima de Londres em BH: os Dragões da Inconfidência executavam coreografia inspirada nos soldados do Palácio de Buckingham, na Inglaterra. A cerimônia era retomada no Palácio da Liberdade depois de 13 anos. Segundo a Polícia Militar, o objetivo era resgatar o patriotismo.
Nas concessionárias de veículos, começava a liquidação do estoque de modelos 1997 para a chegada da linha 1998.