Lançado este ano, o Kardian chegou para promover uma verdadeira revolução no mercado com suas avançadas tecnologias de segurança, motorização, nível de acabamento e qualidade construtiva. O SUV compacto urbano faz parte do segmento B e reforça o DNA da marca, que tem em seu estilo e design os maiores destaques. Não passa despercebido pelo imponente visual, na frente exibe a nova identidade da Renault com o logo “Nouvel’R” e a nova assinatura luminosa. 

Nova fase

É o primeiro produto do Renault International Game Plan 2027, plano estratégico para os mercados fora da Europa, anunciado em outubro de 2023 pelo CEO global da marca, Fabrice Cambolive. Até 2027 serão lançados outros sete novos modelos. “Com o lançamento do Kardian nós estamos ampliando a gama Renault, entrando em um novo segmento de mercado. Com a chegada do Kardian nós começamos uma nova fase na Renault do Brasil e estamos preparados para um futuro de crescimento”, afirma Ricardo Gondo, presidente da Renault do Brasil.

Made in Paraná

O Kardian é produzido no Complexo Ayrton Senna, uma fábrica moderna com altíssimo nível de excelência. A Renault é única fabricante de automóveis da América Latina a ser reconhecida pelo Fórum Econômico Mundial (WEF), como “Advanced 4th Industrial Revolution (4IR) Lighthouse” – “Farol da 4ª Revolução Industrial Avançada”, por ser uma planta referência em tecnologia da indústria 4.0.

Segmento superior

Presentes ao Kardian recursos que são normalmente encontrados no segmento superior, como o freio de estacionamento eletrônico, a alavanca de marchas do tipo “e-shifter” e as regulagens do sistema Multi-Sense que permitem customizar a condução e o ambient lighting, com personalização com oito cores diferentes, além das regulagens do sistema de direção e da resposta do conjunto motor/câmbio. 

Destaque para condução

De fato o francês que chega para mudar, tem muitos predicados que merecem destaque, entre eles um dos mais importantes está no prazer de dirigir. O  motor turbo 1.0 entrega 125 cv de potência e 220 Nm de torque, sendo 200 Nm (90% da força máxima) já disponível a 1.750 rpm e conta com o maior torque do segmento, câmbio de dupla embreagem úmida e o menor consumo combustível. Ele faz parte da mesma família do motor turbo TCe 1.3 flex, desenvolvido em parceria com a Daimler. 

Segurança é palavra de ordem

O novo francês é equipado com seis airbags e 13 sistemas avançados de assistência ao motorista (ADAS), incluindo o alerta de ponto cego e a câmera multivisão. O Kardian inaugura uma nova e versátil plataforma modular do Renault Group, que vai permitir desenvolver uma grande diversidade de modelos para vários mercados fora da Europa. l. O câmbio automático com dupla embreagem EDC oferece tecnologia e eficiência comprovada em mais de 1,3 milhão de veículos Renault e Alpine no mundo usam a embreagem “dual clutch” úmida.

Formato de joystick

Outro diferencial que mostra a modernidade e o arrojo do projeto que criou o Kardian está na inédita alavanca de marchas do tipo “e-shifter” (sem acionamento mecânico), acionada por meio de um simples toque na manopla de comando. O formato de joystick é inspirado no universo dos videogames, favorecendo uma utilização fluida e intuitiva que dá um toque ainda mais tecnológico e sofisticado à cabine do veículo.

Freio de estacionamento

Assim como a alavanca merece destaque o acionamento do freio de estacionamento eletrônico disponível a partir da versão techno. Além de contribuir para a modernidade da cabine, este item também beneficia o aproveitamento do espaço para os porta-copos, que é removível, aumentando a capacidade do console.

Visual único

Na dianteira a grade frontal foi baseada no formato de losango e exibe desenhos em formato de “diamante”, graças aos vários pequenos losangos com efeito 3D, cujos reflexos são acentuados pela cor preta com acabamento Black Piano, na versão première edition. Parte integrante da nova identidade de marca da Renault, a assinatura luminosa do Kardian apresenta dois módulos de cada lado, na frente. 

Traseira

A traseira exibe a assinatura luminosa que caracteriza os modelos da Renault, com as lanternas em formato de C, destacando o espírito SUV e a modernidade do Kardian. Com uma silhueta robusta e compacta ao mesmo tempo, o Kardian mistura linhas esculpidas e formas arredondadas com os elementos característicos dos SUVs como barras de teto, capô horizontal esculpido e para-choque reforçados pelos protetores. Na traseira, o teto recurvado e o vidro inclinado conferem dinamismo à silhueta e os ombros mais marcados dão uma sensação ainda maior de robustez ao veículo.

Barras de teto funcionais

Muito além de efeitos visuais a funcionalidade das barras de teto é destaque no veículo. Montadas no sentido longitudinal, elas podem ser transformadas em barras transversais, integrando-se perfeitamente de modo funcional e estético. Com um auxílio de uma ferramenta específica, que vem junto com o Kardian, a mudança da posição se torna uma tarefa bastante simples. Estas barras podem suportar até 80 quilos de carga.

Uso urbano

Com um comprimento de 4,12 m (1,75 m de largura e 1,54 m de altura), o Kardian está posicionado no segmento B. Estas dimensões fazem dele o modelo ideal para um uso na cidade. Além disso, os bons ângulos de ataque e saída de 20° e 36°, respectivamente, fazem dele um veículo versátil e adequado para todos os trajetos.

Conforto

O espaço para os passageiros que viajam no banco traseiro é definido pela distância entre os eixos, que no Kardian é de 2,60 m, o maior entre seus concorrentes, isso se traduz em conforto. Com 410 litros, o volume do porta-malas é mais um dos pontos altos de sua versatilidade.

Rodas 17 polegadas

De perfil também o Kardian se destaca com linhas audaciosas reforçadas por aros de rodas de liga leve diamantados de 17 polegadas, nas versões techno e première edition. Bicolores, elas misturam o alumínio preto e brilhante com várias pequenas facetas diamantadas, criando um contraste de luminosidade.

Carregador por indução

Cada vez mais exigido pelos consumidores o ambiente interno precisa aliar conforto e praticidade. No SUV isso é visto assim que a porta se abre, logo percebe o console mais alto que confere um visual refinado. Este console tem uma capacidade de oito litros para a armazenagem de objetos, integrando um apoio de braço e quatro entradas USB (duas na frente e duas para os passageiros traseiros) disponíveis já na versão techno. Traz, ainda sistema de recarga por indução sem fio com resfriamento, presente na versão première edition.

Painel digital

A interface do painel de instrumentos digital de 7” apresenta todas as informações sobre a condução. O motorista pode escolher entre três modos de visualização: um traz as informações dos sistemas de assistência ao condutor (ADAS), outro destaca o conta-giros e um terceiro prioriza a velocidade com design minimalista.

Multimídia

De série em todas as versões, a central multimídia de 8” oferece conexão Android Auto e Apple CarPlay com e sem fio permitindo que os aplicativos de condução e entretenimento do smartphone sejam utilizados diretamente na tela. Esta tela também oferece acesso às regulagens do exclusivo sistema Multi-Sense. Assim, o comportamento e o ambiente a bordo do veículo mudam de acordo com a vontade do condutor, que pode escolher entre três modos de condução: Eco, Sport e My Sense (personalizável) oferecido na versão première edition.