A Stellantis confirmou nesta quarta-feira (16) que o primeiro modelo da Leapmotor a ser lançado no Brasil será o C10 REEV, um SUV híbrido com um inédito sistema de autonomia estendida, graças a um gerador de energia integrado.
Como funciona a tecnologia REEV?
Diferentemente dos carros híbridos comuns, o sistema REEV tem uma abordagem única. No caso do Leapmotor C10, o SUV traz um motor 1.5 a gasolina, que atua apenas como gerador, sem tracionar as rodas.
Este motor produz eletricidade para recarregar a bateria durante o percurso. As rodas do carro são movidas sempre por outro motor, de 231 cv, exclusivamente elétrico.
O resultado disso é que o condutor dirige um veículo 100% elétrico, mas com a opção de abastecer em postos para aumentar a autonomia.
Nos testes feitos pela Stellantis, os números de alcance do Leapmotor C10 REEV realmente impressionam. No modo 100% elétrico, o SUV pode rodar até 210 km. Com o apoio do gerador, a autonomia total alcança impressionantes 1.190 km.
Em abril deste ano, na prévia da cobertura do Salão de Xangai, na China, o Autotempo teve um breve contato com o Leapmotor C10.
Na Europa, o Leapmotor C10 é vendido a partir de € 35,4 mil (R$ 230 mil, na conversão direta).
Quando e onde chega?
O C10 REEV desembarcará ainda em 2025 no Brasil e Chile, junto da versão 100% elétrica (BEV) como a 'arma secreta' da Stellantis para os modelos da BYD e da GWM em oferta no nosso país.
O SUV médio da Leapmotor, um lançamento que promete ser um diferencial, mede 4,74 m, sendo apenas 2 cm menor que o atual Jeep Commander. No interior, destacam-se a tela da central multimídia de 14,6 polegadas e o painel de instrumentos 100% digital.
O C10 REEV também se destaca pela segurança. O SUV vem equipado com 12 radares integrados e nada menos do que 10 câmeras, que atuam em conjunto para o funcionamento do pacote ADAS do veículo.
A versão 100% elétrica do C10 também está prevista para o Brasil e promete uma autonomia de até 530 km (no ciclo chinês), um número que tende a ser mais otimista em comparação ao padrão do Inmetro.