A Scania dá mais um passo importante em direção à sustentabilidade no transporte de cargas no Brasil. A marca antecipou, nesta semana, a apresentação de seu primeiro caminhão elétrico, o modelo 30G 4x2, que fará sua estreia na Fenatran 2024, feira de transportes realizada na primeira semana de novembro, na cidade de São Paulo.
Com autonomia de cerca de 250 km, o 30G é ideal para operações urbanas e regionais, como o transporte de produtos perecíveis entre centros logísticos. Equipado com dois pacotes de baterias e um motor elétrico de 300 kW, o caminhão oferece desempenho e eficiência, além de zero emissões de gases poluentes.
A chegada do 30G complementa o portfólio sustentável da Scania, que já inclui veículos a gás natural, biometano e biodiesel. Segundo Simone Montagna, presidente e CEO da Scania Operações Comerciais Brasil, a empresa oferece ao transportador brasileiro a mais ampla gama de soluções sustentáveis do mercado.
"Acreditamos na multimodalidade e em diversas matrizes energéticas alternativas ao diesel", afirma Montagna. "O gás, o biodiesel e o elétrico são todas opções válidas, cada uma com suas características e aplicações específicas."
O 30G é equipado com a mais recente tecnologia da Scania, como o sistema de carregamento rápido que permite recuperar em cerca de 50 minutos. Além disso, o caminhão conta com um sistema de regeneração de energia que recupera energia durante a frenagem, aumentando a autonomia.