A GWM oficializou nesta quarta-feira (10) sua entrada no segmento de picapes médias no Brasil com o lançamento da Poer P30 liderado há anos pela Toyota Hilux, seguida pela Ford Ranger.

O modelo da marca chinesa chega ao mercado com uma proposta de unir a robustez da motorização a diesel com um pacote de equipamentos e conforto similar ao de SUVs, posicionando-se como uma nova alternativa aos veículos tradicionais da categoria. 

A Poer será comercializado em duas versões, Trail e Exclusive, com preços de lançamento de R$ 220 mil e R$ 240 mil, respectivamente. A partir de 20 de setembro, os valores serão reajustados para R$ 240 mil e R$ 260 mil.

Motorização, desempenho e capacidades

O conjunto mecânico da Poer P30 é formado por um motor 2.4 turbodiesel que entrega 184 cv de potência e 48,9 kgfm de torque.

Segundo a GWM, 100% do torque está disponível a 1.500 rpm. O propulsor trabalha em conjunto com uma transmissão automática de nove marchas, desenvolvida pela própria fabricante.

Dados de desempenho indicam aceleração de 0 a 100 km/h em 11,2 segundos. Segundo o padrão do Inmetro, o consumo de combustível é de 9,5 km/L na cidade e 10,6 km/L na estrada.

Com um tanque de 78 L, a autonomia pode chegar a 820 km em ciclo rodoviário. O sistema de tratamento de emissões utiliza ARLA 32, com reservatório de 15 L.

  • Tração: 4x4 com os modos 2H (traseira), 4H (integral) e 4L (reduzida), além de bloqueio do diferencial traseiro.
  • Capacidade de reboque: Até 3.100 kg (com freio).
  • Capacidade de carga: 1.018 kg na versão Trail e 1.010 kg na Exclusive.
  • Volume da caçamba: 1.248 L.

A suspensão dianteira é independente (duplo A), enquanto a traseira utiliza eixo rígido com molas semi-elípticas, uma configuração padrão para o segmento. Os freios são a disco nas quatro rodas.

Versões e equipamentos

A GWM aposta em uma lista de equipamentos para diferenciar a Poer P30 no mercado. As principais diferenças entre as versões Trail e Exclusive estão nos itens de acabamento, segurança e tecnologia.

Poer P30 Trail (R$ 220 mil no lançamento):

  • Grade com moldura cinza e rodas de 18 polegadas com pneus All-Terrain (AT).
  • Bancos com revestimento sintético e ajuste elétrico para o motorista.
  • Painel de instrumentos digital de 10,25 polegadas.
  • Central multimídia de 14,6 polegadas com Android Auto e Apple CarPlay sem fio.
  • Carregador de celular por indução de 50W.
  • Quatro airbags (frontais e laterais).
  • Câmera com visão 360°.

Poer P30 Exclusive (R$ 240 mil no lançamento):

  • Adiciona todos os itens da versão Trail.
  • Grade com moldura cromada e rodas de 19 polegadas com pneus Highway-Terrain (HT).
  • Bancos com revestimento em couro, aquecimento e ventilação nos dianteiros.
  • Painel com acabamento soft touch.
  • Seis airbags (adiciona os de cortina).
  • Pacote ADAS de assistência ao motorista, que inclui: controle de cruzeiro adaptativo (ACC), frenagem automática de emergência, assistente de centralização de faixa e alerta de ponto cego.

Um recurso incomum no segmento são os três pontos de alimentação 12V pré-instalados para acessórios, localizados no cofre do motor, sob o banco do motorista e na traseira do chassi.

Garantia de 10 anos

A GWM destaca sua experiência global na produção de picapes, citando liderança de mercado na China por 27 anos consecutivos.

A chegada da Poer P30 ao Brasil ocorre após a inauguração da fábrica da empresa em Iracemápolis (SP), que recebeu investimentos de R$ 10 bilhões previstos até 2032, e onde a picape Poer será fabricada, ainda neste ano, além do SUVs Haval H6 e H9. 

O principal diferencial de pós-venda anunciado é a garantia. A GWM oferece 10 anos de garantia de fábrica para motor, transmissão, eixos, freios, caixa de direção e ar-condicionado.

Para outros componentes, como suspensão, acabamentos internos e sistemas multimídia, a cobertura é de 5 anos.

Em comparação, a Toyota Hilux, líder de mercado, oferece 10 anos para os mesmos componentes do trem de força, mas limita a garantia de itens como suspensão e multimídia a três anos.