“O homem permanece vivo quando seu passado é preservado”. A máxima que vale também para os automóveis pode ser atestada pelos acervos de automóveis espalhados mundo a fora, com suas raridades em estado de preservação imaculado. No próximo dia 28 de novembro, a partir de Campos do Jordão (SP), cidade na Serra da Mantiqueira, o Brasil entrará neste seleto e exclusivo universo. Neste dia o CARDE (Carro, Arte, Design e Educação) abrirá suas portas para visitação ao público, que terá oportunidade de conhecer um lugar místico, com uma áurea envolvente e que consegue transmitir ao visitante muita emoção e saudosismo. Na semana passada em uma pré-apresentação para imprensa tivemos o prazer de conhecer o prédio, de seis mil metros quadrados, construído em um terreno de 200 mil m² no bairro Alto da Boa Vista.
No próximo dia 28 de novembro, em Campos do Jordão, cidade na Serra da Mantiqueira, o museu CARDE, Carros, Arte, Design e Educação, abrirá as portas ao público. O acervo reúne mais uma centena de automóveis raros e obras de arte valiosas.
— O Tempo (@otempo) November 21, 2024
A iniciativa é da Fundação Maria Lia… pic.twitter.com/NAJipCqS34
Muito além dos automóveis
Um projeto desta magnitude leva muitos anos para maturar e com o CARDE não foi diferente. A iniciativa tem como protagonista Dona Lia Maria Aquiar, uma das herdeiras do Bradesco, um dos maiores bancos privados do país. Filantropa, ela quem financia a fundação iniciada em 2008, que leva seu nome e é a responsável por todo o investimento nesta obra que quem visita nunca mais esquece. Fundamentalmente a proposta tem seu cerne em projetos socioculturais que mudaram a vida de cerca de seis mil crianças moradoras de Campo do Jordão e suas cercanias e também de suas famílias. Todas são assistidas com escola em tempo integral, com cursos profissionalizantes, alimentação e saúde de primeira qualidade, cuidado extensivo aos pais.
Acervo técnico
O museu traz uma forma única de contar os fatos históricos, já que muitos dos automóveis ali apresentados são muito mais que produtos para mobilidade — eles se tornaram parte da trajetória do nosso país. Serão aproximadamente 100 veículos, expostos de forma rotativa, selecionados de acervos técnicos que conta com mais de 500 automóveis históricos. O espaço conta também com centenas de obras de arte entre quadros, gravuras, joias e esculturas, de artistas como Candido Portinari, Di Cavalcante, José Zanini Caldas, entre outros, que auxiliam na construção de uma visão clara sobre cada momento de nossa sociedade no século 20. Essa combinação harmoniosa de objetos artesanais e tecnologia tem como fio condutor o item de grande apelo afetivo que faz parte da vida das pessoas: o automóvel.
História
As salas do andar térreo são divididas em períodos históricos, nas quais os automóveis se misturam com os acontecimentos de cada período. Nessa narrativa, os objetos ajudam os visitantes a imergir nos fatos históricos surpreendentes. O museu contou com a consultoria de história da professora Heloísa Starling e do Projeto República da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), para selecionar os fatos históricos mais relevantes do nosso país e do mundo, que também mostram os movimentos e lutas que aconteceram em busca da democracia e do desenvolvimento social em cada período.
Curadoria meticulosa
Luiz Goshima, idealizador do projeto e diretor-executivo do museu, que também atua como conselheiro e membro honorário da Fundação Lia Maria Aguiar (FLMA), destaca: “Fizemos o CARDE com carinho e o máximo direcionamento para a qualidade tanto da informação a ser compartilhada quanto à riqueza na contextualização dos objetos em exposição. Foi feita uma curadoria meticulosa em todos os sentidos. No caso do acervo de automóveis, a meta foi chegar a um alto nível de originalidade e representatividade histórica. E conseguimos. Com o CARDE, queremos que objetos que muitas vezes estão distantes de grande parte da população, como o automóvel raro, a obra de arte e até mesmo a história, agora estejam acessíveis”, afirma.
Serviço
Abertura ao público: 28/11/2024
Fechado: terças e quartas-feiras
Ingressos: Promocional de inauguração por R$ 120,00
Endereço: Rua Benedito Olímpio Miranda, 280, Alto da Boa Vista,
Campos do Jordão - SP, CEP: 12.472-610
Site: www.carde.org
E-mail: contato@carde.org
Instagram: @carde.museu
Telefone: (12) 3512-3547