Depois de uma temporada de dois anos longe das duas rodas, estamos de volta à esse universo permeado por muita adrenalina. E, diga-se de passagem, logo fomos surpreendidos, positivamente, pelas muitas, qualidades da Himalayan 450, moto produzida na Zona Franca de Manaus (AM), sob licença da tradicional marca inglesa Royal Enfield. A máxima que indaga se um produto “vale quanto pesa”, caberia como uma luva para definir tudo que ela entrega pelo valor que é cobrado do consumidor.
Robustez e versatilidade
A proposta de uso misto, urbano e off-road mostra o quanto a moto é versátil, se sai bem nas duas condições e oferece agilidade no trânsito e destreza em terrenos mais inóspitos. Vale ressaltar que o novo propulsor monocilíndrico, com refrigeração líquida, que empurra a Himalayan, não vibra e com seus bons 40 cavalos de potência proporciona um ótimo e vigoroso desempenho. Destaque para o torque de 4,0 kgfm que tem 90% de sua capacidade entregue aos 3.500 rpm.
Mais tecnologia
O acelerador eletrônico faz diferença nas respostas rápidas e precisas durante a condução da motocicleta. Mas não para por aí, a Himalayan 450 conta com modos de condução que customizam a pilotagem de acordo com o terreno a ser percorrido. Trocas de marchas suaves através do câmbio de seis marchas, embreagem assistida deslizante e suspensão fornecida pela Showa. Há ainda freio ABS de série, com disco de 320 mm na dianteira e disco de 270 mm na traseira. As rodas são de aro 21 na frente e 17 polegadas na traseira.
Para terminar
O conjunto da obra ainda exibe um eficiente painel de instrumentos com tela em TFT, com conectividade e iluminado por luzes de Led. Apesar de seu espírito para o fora de estrada a moto não é alta, mas para facilitar, ainda mais a condução pelos de menor estatura o piloto pode optar por uma das quatro regulagens do assento, o que garante maior conforto em trechos mais longos e mais segurança nas trilhas. Em resumo a Himalayan 450 deixou saudades pela ciclística ajustada, pela oferta de tecnologia e por sua tocada dócil, mas que para ser provocada, basta girar o acelerador.