O Equinox é o SUV mais vendido da Chevrolet no mundo, com mais de 5 milhões de unidades comercializadas desde 2003, quando foi aprestado. No Brasil chegou em 2017 e agora que acaba de ganhar a quarta geração está de volta como linha 2025. São duas as versões, RS, mais esportiva e Activ, com pegada mais aventureira. No visual elas se diferenciam pela grade e para-choques customizados e cabine ambientada para cada versão. 

Pacote premium

A câmera 360° o retrovisor interno com câmara e o farol de neblina só são oferecidos na Activ, enquanto a RS sai de fábrica com teto pintado em preto e rodas de 20 polegadas. Compartilham também as inovações tecnológicas: conectividade 5G, assistentes avançados de segurança e direção, pacote premium de itens de conforto e nova configuração mecânica.

Concorrência

Segundo o fabricante os concorrentes diretos que disputam o mesmo segmento são o VW Taos, o Ford Territory, o Jepp Compass e o Toyota Corolla Cross, esse último é o único que oferece a opção de motorização híbrida, contudo, o SUV da Chevrolet tem, também, a primazia de contar com a tração integral AWD, que funciona sob e demanda e distribui, automaticamente, a potência às rodas com maior aderência. 

Potência

O motor 1.5 turbo está cinco cavalos mais potente, chegando aos 177 cv, e agora a transmissão é de oito marchas, sem aumento no consumo. “O Novo Equinox Turbo foi projetado para atender às necessidades de famílias que valorizam status, prazer ao dirigir e que gostam de viajar de carro com a máxima praticidade”, diz Paula Saiani, diretora de Marketing de Produto da GM América do Sul.

Maior

O novo modelo está ligeiramente maior, mais largo e mais alto. São 4.667 mm de comprimento, 1.902 mm de largura e 1.713 mm de altura - proporções com o intuito de favorecer tanto o design exterior quanto o melhor aproveitamento do espaço interno. O compartimento de bagagem leva 469 litros até o nível dos vidros e conta com um “subsolo”, perfeito para quem precisa separar ou camuflar determinados tipos de carga.

Alto padrão.

 “Desenvolvemos as versões Activ e RS com um conteúdo específico para o mercado brasileiro, reunindo todas as tecnologias inovadoras disponíveis para o Novo Equinox Turbo nos Estados Unidos. Aqui, o modelo atrai um cliente que exige alto padrão em conforto, performance, segurança e conectividade”, conta Maurício Scalzo, diretor de Planejamento de Portfólio da GM América do Sul.

Segurança

Na proteção dos ocupantes, o modelo adicionou: alerta de tráfego cruzado dianteiro e traseiro com frenagem autônoma de emergência, alerta de ponto cego com correção ativa da direção, controle adaptativo de cruzeiro, além de sensor perimetral de desembarque.

Conectividade

Além do quadro de instrumentos configurável de 11”, o veículo oferece sistema OnStar 5G e um multimídia MyLink (11,3”) de última geração compatível com Android Auto/Apple Car Play mais internet e Google built-in nativos. Ou seja, o carro independe de um smartphone para projetar desde mapas online até aplicativos gerenciados por inteligência artificial. O SUV foi o escolhido para estrear o 5G, que permite velocidade de conexão entre 10 e 100 vezes mais rápida, dependendo da infraestrutura local.