A Nio, marca chinesa de veículos elétricos, acaba de inaugurar suas primeiras estações de troca de bateria de quarta geração na China. Essa tecnologia inovadora promete revolucionar o carregamento de EVs, oferecendo aos motoristas uma experiência rápida, eficiente e conveniente.

Ao chegar à estação, o motorista toca na tela do painel e um braço robótico remove a bateria descarregada do veículo e a substitui por uma totalmente carregada do inventário. Todo o processo leva apenas cerca de 2 minutos, significativamente mais rápido do que o carregamento tradicional.

Eliminando a espera pela recarga

 As novas estações têm capacidade para realizar até 480 trocas de bateria por dia, atendendo a diversos modelos de EVs. Cada estação armazena até 23 packs de baterias, que agora recarregam mais rápido graças a um cabo de carregamento refrigerado a líquido.

A nova tecnologia elimina a necessidade de os motoristas esperarem horas para que a bateria do seu veículo carregue. Isso significa menos tempo parado e mais tempo na estrada, impulsionando a praticidade e a adoção de carros elétricos.

Expansão da rede na China

A Nio já instalou 2.432 estações de troca de energia na China, além de 22.633 estações de carregamento tradicionais. As novas estações de troca automática de bateria de carros elétricos estão localizadas na cidade de Guangzhou e em uma área de serviço ao longo da via expressa G40 em Xangai.

Fundada em 2014, a Nio opera principalmente na China, mas vem se expandindo para a Europa. A montadora oferece uma linha de oito carros elétricos e vem registrando um crescimento significativo em suas vendas. Em maio de 2024, a Nio vendeu 20.544 veículos, um aumento de 233,8% em relação ao mesmo período em 2023.