Após lançar os modelos Dolphin, Dolphin Mini e o sedã híbrido King, a montadora chinesa BYD apresenta no Brasil o SUV híbrido plug-in Song Pro.

O novo modelo chega importado do Japão em duas versões: GL, com preço de R$ 189.800, e GS, custando R$ 199.800. Inicialmente, o Song Pro será montado em regime CKD na nova fábrica da BYD em Camaçari, na Bahia.

Concorrente do Corolla Cross

O BYD Song Pro chega para competir com o Toyota Corolla Cross híbrido. Ambas as versões do SUV chinês possuem um motor 1.5 aspirado a gasolina da família DM-i, usado em outros modelos da marca como o BYD King. A transmissão é automática do tipo e-CVT.

A principal diferença entre as versões GL e GS está na capacidade da bateria. O Song Pro GL vem com uma bateria de 12,9 kWh, oferecendo uma potência combinada de até 223 cv.

Já a versão GS possui uma bateria de 18,3 kWh, proporcionando até 235 cv e 43 kgfm de torque, com aceleração de 0 a 100 km/h em 7,9 segundos e velocidade máxima de 185 km/h.

Primeiras impressões

Em um breve test drive com o Song Pro GS, a equipe do Autotempo destacou a maciez e conforto do SUV, especialmente devido à suspensão McPherson na frente e multilink na traseira.

No entanto, o modelo decepciona em termos de segurança, oferecendo apenas o básico para um carro nessa faixa de preço: 6 airbags, controle de tração e estabilidade, freios ABS, sensores de estacionamento e câmera 360°.

Diferente da versão vendida na China, o Song Pro no Brasil não inclui tecnologias avançadas de segurança como frenagem automática de emergência, sensor de ponto cego, alerta de manutenção em faixa e piloto automático adaptativo.

Design e espaço interno

Visualmente, o Song Pro é semelhante ao Song Plus, com diferenças sutis na grade frontal e nos desenhos dos para-choques, faróis e lanternas traseiras.

O Song Pro é um pouco mais longo que o Song Plus (4,74 m x 4,70 m) e tem um entre-eixos de 2,64 m, 12 cm menor que o Song Plus, mas maior que o Corolla Cross.

O SUV da BYD oferece um porta-malas de 520 litros, superando os 440 litros do Corolla Cross. Os bancos traseiros têm ajuste de inclinação, proporcionando mais conforto, e o piso plano facilita a vida a bordo.

O Song Pro tem uma autonomia de até 68 km no modo totalmente elétrico e, com um tanque de gasolina de 52 litros, pode percorrer até 780 km, com consumo médio superior a 20 km/L.

Tecnologia com mancadas

O interior do Song Pro se destaca pelos materiais de boa qualidade e pelo design atraente. Os bancos são revestidos em couro sintético e a central multimídia giratória de 12,8 polegadas, com Android Auto e Apple CarPlay sem fio, é um ponto alto.

No entanto, a ausência de botões físicos para o ar-condicionado e a dificuldade de leitura do painel de instrumentos digital de 8,8 polegadas (pequeno demais) são pontos negativos.

Apesar dessas falhas, o Song Pro é uma evolução do Song Plus, combinando eficiência, espaço e tecnologia. A BYD oferece um carregador portátil para o SUV, que pode ser carregado em estações de corrente alternada de até 6,6 kW.

Ficha técnica - BYD Song Pro DM-i GS

  • Potência (motor elétrico): 197 cv
  • Torque (motor elétrico): 30 kgfm
  • Capacidade da bateria: 18,3 kWh
  • Autonomia Inmetro (elétrica): 68 km 
  • Potência (motor a combustão): 98 cv a 6.000 rpm
  • Torque (motor a combustão): 122 cv a 4.500 rpm
  • Potência combinada: até 235 cv
  • Câmbio: Automático (e-CVT); tração dianteira
  • Aceleração 0 a 100 km: 7,9 segundos
  • Velocidade máxima: 185 km/h
  • Comprimento: 4,73 m
  • Largura: 1,86 m
  • Altura: 1,71 m
  • Entre-eixos: 2,71 m
  • Porta-malas: 520 litros
  • Tanque de combustível: 52 litros
  • Pneus: 225/60R18
  • Suspensão dianteira: McPherson
  • Suspensão traseira: multi-link
  • Freios: a disco nas quatro rodas