A Mercedes-Benz do Brasil anunciou o retorno dos caminhões extrapesados Axor ao mercado brasileiro, após dois anos de ausência. Os modelos Axor 2038 4x2 e Axor 2545 6x2 estão equipados com a tecnologia BlueTec 6, que atende à legislação Proconve P8/Euro 6.
Os novos caminhões são voltados para o transporte rodoviário de carga e operações logísticas de médias e longas distâncias.
Cabine e chassi renovados
A nova cabine apresenta um design alinhado aos caminhões rodoviários da marca. Está disponível nas versões Leito Teto Baixo e Teto Alto, com suspensão pneumática de série. O piso baixo, com túnel de 200 mm, otimiza o espaço interno.
O chassi é similar ao do modelo Actros. O novo Axor possui Capacidade Máxima de Tração (CMT) de até 62 toneladas, podendo alcançar 68 toneladas na versão com eixos de redução nos cubos.
A versão 4x2 do Axor tem preço de lançamento a partir de R$ 698 mil. Já a versão 6x2 do caminhão da Mercedes-Benz custa a partir de R$ 738 mil.
Motor e transmissão
Os caminhões são equipados com o motor Mercedes-Benz OM 460 de 13 litros, disponível nas versões de 380 cv (Axor 2038 4x2) e 450 cv (Axor 2545 6x2).
A transmissão é o câmbio automatizado PowerShift 3 Advanced de 12 velocidades, com modos Standard, Econômico e Power.
Em termos de segurança, os modelos contam com freio eletrônico EBS, Controle Eletrônico de Estabilidade (ESC) e chave inteligente como itens de série. O farol em LED é um item opcional.
Para o conforto do motorista, o caminhão oferece banco pneumático ergonômico com 11 regulagens, volante multifuncional e alavanca combinada de câmbio e freio-motor na coluna de direção. A opção de geladeira para a cabine está disponível.
Versatilidade é ponto forte
O novo Axor chega com aptidão para diversas aplicações, incluindo baú, sider, graneleiro, báscula, container, tanque de combustível, frigorificado, cegonheiro e prancha-carrega-tudo.
O Axor 2038 4x2 é adequado para implementos de 2 e 3 eixos, enquanto o Axor 2545 6x2 pode tracionar semirreboques de 2, 3 ou 4 eixos, em configurações de até 58,5 toneladas.
Expectativa de vendas
A Mercedes-Benz estima vender mais de 1.000 unidades do novo Axor em 2025. A empresa registrou um crescimento de 13% em volume de vendas no primeiro semestre de 2025 em comparação com o mesmo período de 2024, alcançando 25% de participação de mercado.
Jefferson Ferrarez, vice-presidente de Vendas, Marketing e Peças & Serviços Caminhões da Mercedes-Benz do Brasil, destacou o potencial do novo Axor para contribuir com o desempenho da marca.