Líder indiscutível do segmento de picapes médias no Brasil, a Toyota tem uma versão mais esportiva: a GR-Sport. Com motor 2.8 turbodiesel de 224 cv, suspensão afinada pela divisão de competição Gazoo Racing e visual marcante, a Hilux GR-Sport é vendida a R$ 371.390, sendo a versão top de linha da picape.
A nova Hilux GR-Sport, testada pelo AUTOTEMPO traz mais potência e uma dinâmica refinada, ideal para quem busca uma picape versátil tanto na cidade quanto em terrenos mais desafiadores.
Para além do visual
Com bitolas mais largas, suspensão com componentes exclusivos e um visual mais agressivo, a versão da picape tem um motor 2.8 turbodiesel, com 224 cv e 55 kgfm de torque, garante acelerações vigorosas e retomadas de velocidade rápidas.
A transmissão automática de 6 marchas também foi reprogramada para trocas mais rápidas, melhorando significativamente o desempenho, especialmente nas retomadas e acelerações. São 9,8 segundos para atingir 100 km/h.
A suspensão, com componentes exclusivos e ajustes específicos, proporciona um equilíbrio interessante entre conforto e esportividade, tanto no asfalto quanto na terra, graças ao sistema 4x4 eletrônico, com reduzida.
Robustez a olho nu
Com a chancela da divisão de competição da Toyota, a Gazoo Racing (GR), a Hilux GR-Sport tem bitolas dianteira e traseira com 140 e 155 mm, respectivamente. Essas modificações, combinadas com rodas de 17 polegadas e pneus 265/65 de uso misto, exigiram novos apliques laterais, dando a picape uma aparência mais robusta e funcional.
Além disso, a Hilux GR-Sport conta com ângulos de ataque e saída melhorados, garantindo maior capacidade off-road. A suspensão elevada em 20 cm melhora a altura do solo, chegando a 32,3 cm. O novo parachoque dianteiro não só aprimora o ângulo de entrada para 30º, como também tem uma função aerodinâmica.
A Hilux GR-Sport também oferece um pacote generoso de segurança, incluindo 7 airbags, piloto automático adaptativo, alerta de colisão com frenagem automática, câmera 360°, alerta de saída de faixa e um sistema de som JBL.
Mesmo com o aumento de peso e a configuração mais alta, o consumo da picape se mantém competitivo: 8,6 km/l na cidade e 11,8 km/l na estrada, conforme o Inmetro.
Toyota Hilux GR-Sport: Vale a pena?
Em nossa avaliação completa, a Hilux GR-Sport mostrou ser uma picape completa e capaz de atender às expectativas dos consumidores mais exigentes. O desempenho, o conforto e o visual esportivo são os principais destaques da versão.
No entanto, o preço mais elevado em relação às outras versões da Hilux pode ser um fator limitante para alguns compradores. Hoje, a principal concorrente da Hilux GR-Sport seria a Ford Ranger Raptor, que é bem mais cara: R$ 469.700, mas traz mais tecnologia e um conjunto mecânico mais poderoso.
Ficha técnica - Hilux GR-Sport 2024
- Motor: 2.8 turbodiesel 16V, 4 cilindros em linha
- Potência: 224 cv a 3.000 rpm
- Torque: 55 kgfm a 2.800 rpm
- Câmbio: Automático de 6 marchas com paddle shifters
- Tração: Traseira, com sistema 4x4 e reduzida
- Direção: Hidráulica
- Suspensão: Dianteira: Independente, com braços duplos e barra estabilizadora. Traseira: Eixo rígido com molas semi-elípticas
- Rodas/Pneus: 265/65 R17
- Freios: Discos ventilados nas quatro rodas
- Dimensões: 5,32 m (C); 2,02 m (L); 1,83 m (A) e 3,08 m (entre-eixos)
- Caçamba: 1.000 L
- Capacidade de carga: 1 tonelada
- Capacidade de reboque: 3.500 kg
- Peso: 2.136 kg
- Tanque: 80 L
- Consumo (Inmetro): 8,6 km/l (cidade); 10,9 km/L (estrada)