Para reter talentos e acelerar a transição para veículos elétricos, a General Motors (GM), dona da marca Chevrolet, resolveu premiar com dinheiro seus melhores funcionários nos EUA.
Segundo o site Automotive News, a montadora está adotando um sistema de cinco categorias que premia os colaboradores de alto desempenho com bônus mais generosos e estabelece expectativas claras para todos os colaboradores.
Nova escala e maior premiação
A nova escala de avaliação da GM varia de "excede significativamente as expectativas" a "não atende às expectativas", com os bônus diretamente vinculados à classificação obtida. Os 5% dos funcionários com melhor desempenho receberão um bônus de 150% em seus salários.
A mudança no sistema de avaliação faz parte da estratégia da GM de se tornar um líder global em veículos elétricos. Apesar das mudanças no sistema de avaliação, a GM não espera um aumento significativo nos custos com bônus ou pacotes de indenização a longo prazo.
A GM não está sozinha e a prática de pagar bônus aos melhores funcionários tem sido uma tendência entre as montadoras norte-americanas.
A Ford, por exemplo, também implementou um novo sistema de avaliação de desempenho visando aumentar a vinculação entre os bônus e a criação de valor para os acionistas.