A SRT, divisão responsável pelos carros mais potentes da história das marcas Dodge, Jeep e Ram, está de volta. Depois de três anos adormecida, a Stellantis confirmou que irá investir na marca de alta performance de seus modelos. O motivo? Os fãs americanos não abriram mão dos motores barulhentos.
Sob a gestão do ex-CEO Carlos Tavares, a Stellantis apostou forte na eletrificação nos EUA, aposentando os motores V8. No entanto, a estratégia não teve o sucesso esperado: as vendas despencaram e os consumidores viraram as costas para carros elétricos como o Dodge Charger (foto abaixo).
"Estamos reunindo a banda de novo"
Tim Kuniskis, executivo da Stellantis nos EUA, assumiu o comando das marcas. Ele já era famoso por trazer de volta o motor V8 HEMI na linha 2026 da picape RAM 1500. Essa decisão foi admitida publicamente por Tim Kuniskis Agora, ele promete: "Estamos reunindo a banda de novo".
Quais novidades esperar?
A SRT não será só sobre Dodge. Modelos da Chrysler, Jeep e Ram também ganharão versões esportivas. Os primeiros projetos incluem:
Um novo Dodge Charger com motor Hurricane 6 cilindros, a volta do Jeep Grand Cherokee SRT e da nova geração do Dodge Challenger SRT, além de versões radicais da picape RAM 1500, que já teve configurações SRT no passado.
Como as vendas influenciaram?
Os números gritaram mais alto que escapamentos. O Dodge Charger elétrico acumula estoques com descontos agressivos. Já o retorno do V8 Hemi (de 400 cv) na RAM 1500 (foto abaixo), gerou 10 mil pedidos em 24 horas. Portanto, a mensagem do mercado foi clara: os EUA querem ronco de motor a combustão.
Atualmente, existe apenas um modelo SRT à venda nos Estados Unidos. Trata-se do Dodge Durango SRT, equipado com um motor V8 6.2 Hellcat de 792 cv, e versões a partir de US$ 85 mil (cerca de R$ 460 mil, na conversão direta).
“Conectar-se com nossos clientes, oferecendo os produtos e as experiências que eles desejam, é fundamental para atingirmos nosso potencial máximo. Tim provou repetidas vezes que é um mestre na criação de marcas que atingem o coração e a alma do cliente. Aproveitaremos sua energia, sua mentalidade estratégica e seu espírito competitivo para impulsionar todas as atividades de nossa marca”, disse o novo CEO global da Stellantis, Antonio Filosa, em comunicado.