O Ford Territory 2026 chegou oficialmente ao mercado brasileiro nesta segunda-feira (7). A grande surpresa é que o preço segue em R$ 215 mil, o mesmo valor da geração anterior.
As mudanças no SUV médio começam pelo design. Ele ganhou uma nova grade octogonal escurecida, detalhes cromados e faróis full LED em formato de “L” integrados ao conjunto dianteiro. Essas novidades conferem um aspecto mais moderno e robusto.
O para-choque também foi redesenhado e ganhou apliques contrastantes. Nas laterais, chamam atenção as novas rodas de liga leve de 19 polegadas com desenho esportivo e as maçanetas cromadas.
Na traseira, o Territory 2026 exibe novo para-choque pintado na cor da carroceria, linhas mais retas, lanternas redesenhadas e o novo logotipo da Ford.
O SUV também cresceu: o comprimento aumentou 55 mm, totalizando 4,68 m, enquanto largura (1,93 m), altura (1,70 m) e entre-eixos (2,72 m) permanecem inalterados.
O interior é mais tecnológico
Por dentro, o modelo reforça seu apelo de conforto e tecnologia. O acabamento premium mescla tons de preto e marrom, com bancos revestidos em materiais mais refinados e novos encostos de cabeça.
Os bancos dianteiros contam com ajustes elétricos, 10 posições para o motorista e 4 para o passageiro, além de aquecimento e resfriamento. A cabine oferece luz ambiente LED configurável em 26 cores, volante multifuncional revestido em couro, ar-condicionado digital de duas zonas e teto solar panorâmico.
O painel traz duas telas digitais de 12,3" cada para o quadro de instrumentos e o multimídia e inclui sistema de reconhecimento facial para personalizar configurações do motorista.
Também fazem parte da lista o carregador de celular por indução, sistema de som com efeito 3D e cancelamento ativo de ruído. Para os passageiros traseiros, há destaque para o amplo espaço, considerado o maior da categoria na segunda fileira, e conexões modernas disponíveis, com três portas USB-C, uma porta USB-A e tomada de 12V.
O porta-malas mantém os 448 L de capacidade, podendo chegar a 1.422 L com o rebatimento dos bancos traseiros. O compartimento conta ainda com abertura elétrica por sensor de presença, regulagem do ângulo da tampa e sensor anti-esmagamento.
O desempenho melhorou?
Na parte mecânica, o Territory mantém o motor 1.5 EcoBoost turbo de 169 cv a 5.500 rpm e torque de 25,5 kgfm, associado ao câmbio automatizado de sete marchas e dupla embreagem.
O modelo oferece quatro modos de condução: Normal, Eco, Trilha e Esportivo, e suspensão independente nas quatro rodas (McPherson na dianteira e multibraço na traseira).
Segundo a Ford, o SUV acelera de 0 a 100 km/h em 10,3 segundos, com médias de consumo de até 11,8 km/L na estrada.
Quais os recursos de segurança?
O pacote de equipamentos do Territory 2026 inclui: controle adaptativo de velocidade com Stop & Go, assistente de permanência em faixa, frenagem autônoma de emergência, câmera 360° e monitoramento de ponto cego, além de sensores de estacionamento frontais e traseiros. Todas as funções são gerenciáveis pelo aplicativo Ford Pass.
Quando chega às concessionárias?
As primeiras unidades começam a ser entregues ainda neste mês. A Ford espera conquistar espaço frente a rivais como Jeep Compass e Toyota Corolla Cross.
Em 2024, a geração anterior do modelo vendeu 5.600 unidades no país. A marca aposta na renovação para melhorar esse desempenho.