A briga pelo mercado de picapes médias no Brasil se intensificou neste ano, e a Chevrolet S10, veterana neste segmento liderado pela Toyota Hilux, tenta se manter relevante com a linha 2025. 

Em meio a uma concorrência cada vez mais acirrada, especialmente com a chegada da nova geração da Ford Ranger, a S10 apostou em uma profunda atualização. Mas será que essas mudanças são suficientes para manter a picape entre as líderes, ou ela arrisca perder espaço para rivais?

Novo design e melhorias mecânicas

O AUTOTEMPO avaliou a versão a Chevrolet S10 High Country 2025, a versão top de linha da picape vendida a R$ 311.990. O modelo não apresenta uma geração totalmente nova, mas traz mudanças significativas que não podem ser ignoradas.

O design foi atualizado para se alinhar com as tendências globais da marca, apresentando uma dianteira que remete à Chevrolet Colorado dos EUA, com faróis mais finos e uma grade frontal imponente. Na traseira, as lanternas e a tampa da caçamba foram renovadas, reforçando a identidade visual. Na versão High Country, prevalece também o acabamento externo cromado.

No interior, a S10 recebeu um painel completamente novo, com destaque para uma tela multimídia de 11 polegadas e um painel de instrumentos digital de 8 polegadas. Esses elementos, que já haviam estreado na nova Spin, trazem modernidade ao modelo, que ainda conta com novos toques como chave presencial e partida por botão, além de um volante redesenhado.

Sob o capô, as melhorias foram pontuais. O motor 2.8 turbodiesel da S10 foi atualizado com novos pistões, injetores e turbo, aumentando a potência de 200 cv para 207 cv e o torque para 52 kgfm.

Ele agora trabalha acoplado a uma nova transmissão automática de oito marchas, que substitui a antiga de seis velocidades. A combinação promete maior desempenho e eficiência de combustível, aproximando a S10 das líderes de mercado.

Comportamento que divide opiniões

Em termos de conforto, a Chevrolet fez avanços importantes na S10 2025. A suspensão e a direção foram revisadas para proporcionar uma condução mais suave e estável.

Os novos bancos revestidos em couro, com espuma e estrutura atualizadas, melhoram o conforto em viagens longas. A coluna de direção ajustável em altura e profundidade é outra adição que certamente será apreciada pelos motoristas.

Entretanto, essas mudanças também têm seus contratempos. A suspensão mais macia, embora ofereça uma condução mais confortável em estradas bem conservadas, resulta em um comportamento mais instável em terrenos irregulares, o que pode desagradar aqueles que esperam uma picape mais firme para condições off-road.

Um passo à frente ou atrás dos rivais?

Apesar das atualizações, a S10 2025 enfrenta desafios para se manter competitiva no mercado brasileiro de picapes médias. A nova Ford Ranger, com seu motor V6 mais potente e uma condução mais refinada, coloca a S10 em uma posição delicada.

A aposta da Chevrolet no conforto e em um design tradicional pode agradar aos clientes fiéis, mas talvez não seja suficiente para atrair novos compradores.

Além disso, a ausência de recursos avançados de assistência à condução, mesmo na versão top de linha, como controle de cruzeiro adaptativo, pode ser um ponto negativo, considerando especialmente o preço acima dos R$ 300 mil.

Qual picape média vende mais?

Em um segmento tão competitivo, onde os concorrentes não param de inovar, a Chevrolet pode precisará de mais do que uma simples atualização para manter sua picape entre as preferidas dos brasileiros. Entre as picapes médias, a Hilux lidera com folga as vendas, com cerca de 27 mil unidades em 2024. 

A S10, que já nadou de braçada e liderou o segmento anos a fio, hoje disputa com a Ranger a vice-liderança entre as picapes médias. 

Apesar da renovação, a picape da Chevrolet segue vendendo menos que a rival conterrânea. Em julho, por exemplo, a Ford emplacou 2.685 unidades da Ranger contra 1.993 da nova S10, na terceira colocação.

Na briga pelo mercado pintam ainda a Nissan Frontier e a Amarok, recém-renovada pela Volkswagen, respectivamente na quarta e quinta posição do segmento, com vendas tímidas, que não chegaram a 1.000 unidades nos dois últimos meses de 2024.

S10 High Country 2025 - itens de série

  • 6 airbags
  • Faróis e lanternas em LED
  • Alerta de colisão frontal
  • Alerta de ponto cego
  • Alerta de tráfego cruzado
  • Câmera de ré
  • Controle de tração e estabilidade
  • Faróis com acendimento automático
  • Assistente de luz alta
  • Alerta de mudança de faixa
  • Frenagem automática de emergência com detecção de pedestres
  • Assistente inteligente de frenagem
  • Alerta de saída de faixa
  • Central multimídia com tela de 11 polegadas
  • Android Auto e Apple CarPlay sem fio
  • Chave presencial
  • Ar-condicionado digital de uma zona
  • Acionamento remoto do motor
  • Wi-Fi a bordo
  • Carregador de celular por indução
  • Painel de instrumentos digital
  • Banco do motorista com regulagem elétrica
  • Espelhos retrovisores externos elétricos cromados com luz indicadora de direção integrada
  • Sensor de chuva
  • Sensor de estacionamento dianteiro e traseiro

Ficha técnica - S10 High Country 2025

  • Motor: 2.8 turbodiesel, 4 cilindros em linha, dianteiro
  • Potência: 207 cv a 3.400 rpm
  • Torque: 52 kgfm a 2.000 rpm
  • 0 a 100 km/h: 9,4 segundos
  • Câmbio: Automático de 8 velocidades
  • Tração: 4x2 (traseira) 4x4 ou 4x4 com reduzida
  • Direção: Elétrica e progressiva
  • Suspensão: Dianteira: independente com braços articulados, molas helicoidais e barra estabilizadora. Traseira: Feixe de molas semi-elípticas de dois estágios.
  • Freios: Dianteiros a disco e traseiros a tambor
  • Pneus/rodas: Tamanho 265/60, rodas de liga aro 18
  • Tamanho: 5,36 m (C); 1,87 m (L); 1,83 m (A) e 3,09 m (entre-eixos)
  • Peso: 2.106 kg
  • Caçamba: 1.061 L
  • Carga útil: 1.044 kg
  • Tanque: 76 L
  • Consumo (Inmetro): 9,5 km/L (cidade) e  11,4 km/L (estrada)