A briga pelo mercado de picapes médias no Brasil se intensificou neste ano, e a Chevrolet S10, veterana neste segmento liderado pela Toyota Hilux, tenta se manter relevante com a linha 2025.
Em meio a uma concorrência cada vez mais acirrada, especialmente com a chegada da nova geração da Ford Ranger, a S10 apostou em uma profunda atualização. Mas será que essas mudanças são suficientes para manter a picape entre as líderes, ou ela arrisca perder espaço para rivais?
Novo design e melhorias mecânicas
O AUTOTEMPO avaliou a versão a Chevrolet S10 High Country 2025, a versão top de linha da picape vendida a R$ 311.990. O modelo não apresenta uma geração totalmente nova, mas traz mudanças significativas que não podem ser ignoradas.
O design foi atualizado para se alinhar com as tendências globais da marca, apresentando uma dianteira que remete à Chevrolet Colorado dos EUA, com faróis mais finos e uma grade frontal imponente. Na traseira, as lanternas e a tampa da caçamba foram renovadas, reforçando a identidade visual. Na versão High Country, prevalece também o acabamento externo cromado.
No interior, a S10 recebeu um painel completamente novo, com destaque para uma tela multimídia de 11 polegadas e um painel de instrumentos digital de 8 polegadas. Esses elementos, que já haviam estreado na nova Spin, trazem modernidade ao modelo, que ainda conta com novos toques como chave presencial e partida por botão, além de um volante redesenhado.
Sob o capô, as melhorias foram pontuais. O motor 2.8 turbodiesel da S10 foi atualizado com novos pistões, injetores e turbo, aumentando a potência de 200 cv para 207 cv e o torque para 52 kgfm.
Ele agora trabalha acoplado a uma nova transmissão automática de oito marchas, que substitui a antiga de seis velocidades. A combinação promete maior desempenho e eficiência de combustível, aproximando a S10 das líderes de mercado.
Comportamento que divide opiniões
Em termos de conforto, a Chevrolet fez avanços importantes na S10 2025. A suspensão e a direção foram revisadas para proporcionar uma condução mais suave e estável.
Os novos bancos revestidos em couro, com espuma e estrutura atualizadas, melhoram o conforto em viagens longas. A coluna de direção ajustável em altura e profundidade é outra adição que certamente será apreciada pelos motoristas.
Entretanto, essas mudanças também têm seus contratempos. A suspensão mais macia, embora ofereça uma condução mais confortável em estradas bem conservadas, resulta em um comportamento mais instável em terrenos irregulares, o que pode desagradar aqueles que esperam uma picape mais firme para condições off-road.
Um passo à frente ou atrás dos rivais?
Apesar das atualizações, a S10 2025 enfrenta desafios para se manter competitiva no mercado brasileiro de picapes médias. A nova Ford Ranger, com seu motor V6 mais potente e uma condução mais refinada, coloca a S10 em uma posição delicada.
A aposta da Chevrolet no conforto e em um design tradicional pode agradar aos clientes fiéis, mas talvez não seja suficiente para atrair novos compradores.
Além disso, a ausência de recursos avançados de assistência à condução, mesmo na versão top de linha, como controle de cruzeiro adaptativo, pode ser um ponto negativo, considerando especialmente o preço acima dos R$ 300 mil.
Qual picape média vende mais?
Em um segmento tão competitivo, onde os concorrentes não param de inovar, a Chevrolet pode precisará de mais do que uma simples atualização para manter sua picape entre as preferidas dos brasileiros. Entre as picapes médias, a Hilux lidera com folga as vendas, com cerca de 27 mil unidades em 2024.
A S10, que já nadou de braçada e liderou o segmento anos a fio, hoje disputa com a Ranger a vice-liderança entre as picapes médias.
Apesar da renovação, a picape da Chevrolet segue vendendo menos que a rival conterrânea. Em julho, por exemplo, a Ford emplacou 2.685 unidades da Ranger contra 1.993 da nova S10, na terceira colocação.
Na briga pelo mercado pintam ainda a Nissan Frontier e a Amarok, recém-renovada pela Volkswagen, respectivamente na quarta e quinta posição do segmento, com vendas tímidas, que não chegaram a 1.000 unidades nos dois últimos meses de 2024.
S10 High Country 2025 - itens de série
- 6 airbags
- Faróis e lanternas em LED
- Alerta de colisão frontal
- Alerta de ponto cego
- Alerta de tráfego cruzado
- Câmera de ré
- Controle de tração e estabilidade
- Faróis com acendimento automático
- Assistente de luz alta
- Alerta de mudança de faixa
- Frenagem automática de emergência com detecção de pedestres
- Assistente inteligente de frenagem
- Alerta de saída de faixa
- Central multimídia com tela de 11 polegadas
- Android Auto e Apple CarPlay sem fio
- Chave presencial
- Ar-condicionado digital de uma zona
- Acionamento remoto do motor
- Wi-Fi a bordo
- Carregador de celular por indução
- Painel de instrumentos digital
- Banco do motorista com regulagem elétrica
- Espelhos retrovisores externos elétricos cromados com luz indicadora de direção integrada
- Sensor de chuva
- Sensor de estacionamento dianteiro e traseiro
Ficha técnica - S10 High Country 2025
- Motor: 2.8 turbodiesel, 4 cilindros em linha, dianteiro
- Potência: 207 cv a 3.400 rpm
- Torque: 52 kgfm a 2.000 rpm
- 0 a 100 km/h: 9,4 segundos
- Câmbio: Automático de 8 velocidades
- Tração: 4x2 (traseira) 4x4 ou 4x4 com reduzida
- Direção: Elétrica e progressiva
- Suspensão: Dianteira: independente com braços articulados, molas helicoidais e barra estabilizadora. Traseira: Feixe de molas semi-elípticas de dois estágios.
- Freios: Dianteiros a disco e traseiros a tambor
- Pneus/rodas: Tamanho 265/60, rodas de liga aro 18
- Tamanho: 5,36 m (C); 1,87 m (L); 1,83 m (A) e 3,09 m (entre-eixos)
- Peso: 2.106 kg
- Caçamba: 1.061 L
- Carga útil: 1.044 kg
- Tanque: 76 L
- Consumo (Inmetro): 9,5 km/L (cidade) e 11,4 km/L (estrada)