O mercado automotivo brasileiro pode ganhar mais uma marca chinesa. De acordo com Samuel Kinoshita, secretário da Fazenda e Planejamento do Estado de São Paulo, uma nova montadora chinesa com estreita ligação à Volkswagen está negociando a instalação de uma fábrica no estado.
A revelação foi feita durante o evento de anúncio do investimento da Volkswagen em São Paulo, na última semana, gerando grande expectativa no setor. Embora o nome da empresa ainda seja mantido em sigilo, as especulações já começam a circular no mercado.
Quem são as principais candidatas?
A Volkswagen possui duas joint ventures na China: com a Saic Motor e a FAW. Maior fabricante do governo chinês, a Saic já demonstra interesse no mercado brasileiro há algum tempo, com planos de instalar uma fábrica de motores na cidade de Pouso Alegre, no Sul de Minas.
A operação da Saic, em Minas, tem previsão de começar em setembro, inicialmente nas instalações da também chinesa XCMG. O aporte inicial será de R$ 300 milhões, com produção anual prevista de 5.000 motores. Além disso, a marca Morris Garage (MG), de origem inglesa, pertencente à Saic, e que já esteve no Brasil antes.
A Volkswagen também mantém parceria na China com a FAW, que também manifestou interesse em iniciar operações no Brasil, com planos de lançar modelos como o Bestune E05.
Outra possibilidade é a startup chinesa XPeng, que recentemente recebeu um investimento da Volkswagen. A parceria entre as duas empresas pode abrir caminho para a entrada da XPeng no mercado brasileiro, aproveitando a estrutura e a experiência da gigante alemã.