Os pneus para carros elétricos e híbridos ainda geram muitas dúvidas entre os proprietários de veículos. Optar por um produto não específico para um veículo eletrificado pode resultar em uma série de problemas. Um dos principais é o desgaste prematuro e/ou irregular da peça. Isso se deve ao fato de que os pneus comuns não são projetados para lidar com o torque elevado e o peso adicional das baterias dos carros elétricos e híbridos.
Nível de ruído
Além do desgaste, a eficiência energética também é comprometida. Produtos inadequados podem reduzir a autonomia do veículo, uma vez que não são otimizados para a menor resistência ao rolamento necessária para maximizar a eficiência energética. A performance do veículo também é afetada negativamente, com impacto na frenagem, dirigibilidade e aderência. Outro ponto crítico é o aumento do nível de ruído, já que os convencionais não possuem o design específico para redução sonora.
Mais caros
Os pneus para carros elétricos e híbridos são mais caros, e isso se justifica pelo uso de materiais de maior custo no processo produtivo. Esses equipamentos são projetados e construídos com tecnologia avançada para suportar o peso extra e o torque elevado dos veículos eletrificados. Além disso, eles precisam atender a requisitos rigorosos de eficiência energética e nível de ruído, o que eleva o custo de produção.
Similar aos radiais
Sua produção é similar aos radiais para veículos a combustão. Envolve a mistura de borracha natural e sintética, vários polímeros e materiais com diferentes funções e propriedades, além do uso de arames de aço e tecidos como o poliéster e o nylon. Esses materiais são processados em calandras e extrusoras e montados em uma máquina de construção. Na etapa final, os pneus são vulcanizados, atingindo a dimensão e o formato final do produto, com todas as gravações de identificação.
Diferenças
As principais diferenças entre aqueles destinados para carros a combustão e os projetados para carros elétricos e híbridos incluem a maior resistência ao torque do veículo, a menor resistência ao rolamento para aumentar a autonomia, o desenho da banda de rodagem otimizado para obter baixo ruído e a capacidade de carga para suportar o peso adicional das baterias. Esses fatores são essenciais para garantir o desempenho e a eficiência dos veículos eletrificados, justificando a necessidade de pneus específicos para essa categoria.
Soluções da Magnum Tires para os carros elétricos
Com a crescente popularidade dos veículos elétricos, os fabricantes de pneus estão se adaptando para atender às necessidades específicas desses carros. Um dos principais desafios é a redução do ruído devido à natureza silenciosa dos motores elétricos. A gestão do peso adicional das baterias também é outra característica importante de desempenho e conforto na condução que os pneus precisam lidar.
Tecnologia
A nova geração de pneus verdes da Giti foi desenvolvida para atender a esses requisitos rigorosos de rolagem, com a tecnologia AdvanZtech aplicada à redução de ruído. Seu design minimiza o ruído durante a condução, proporcionando uma experiência mais silenciosa para os ocupantes dos carros elétricos.
Exclusividade
A Magnum Tires é a distribuidora exclusiva do pneu GitiComfort 225 V1 com duas medidas de equipamentos originais para o SUV SongPlus da BYD e o Ora 03, da GWM, no Brasil. A empresa possui lojas em todo o Brasil e dá garantia de cinco anos contra defeitos de fábrica.
Rigorosos requisitos
Os novos pneus verdes GitiComfort 225 V1 estão disponíveis em tamanhos de aro de 18 e 19 polegadas, com um perfil de parede lateral (aspect ratio) entre 45% e 50% da largura do pneu. Eles suportam velocidades máximas de até 240 km/h e pesos que variam de 690 kg a 775 kg e atendem aos rigorosos requisitos OEM (Original Equipment Manufacturer).
Especificações
O GitiComfort 225 V1 segue as especificações estabelecidas pelos fabricantes dos veículos, garantindo que funcionem adequadamente aos modelos para os quais foram projetados.Com relação ao peso das baterias, materiais mais leves e resistentes são utilizados na construção da carcaça e da estrutura novo pneu . Esse detalhe garante uma condução mais suave e eficiente. "Isso não só reduz o peso total dos pneus, como também diminui o consumo de energia dos veículos", diz Antônio Araújo, diretor comercial da Magnum Tires.
Pneus verdes
Os novos pneus verdes são equipados com um composto de banda de rodagem de baixa resistência ao rolamento. Utilizando borracha de estireno-butadieno polimerizada em solução modificada multi-terminal (SSBR), esses pneus geram menos calor, o que resulta em menor consumo de energia. A espessura reduzida da borracha da banda de rodagem, por outro lado, contribui com uma menor perda de energia.
Condução segura
Para garantir uma condução estável e segura, os pneus são misturados com borracha sintética de alto teor de estireno e sílica, proporcionando excelente aderência em pisos molhados. O design robusto da banda de rodagem, juntamente com a estrutura de profundidade gradual dos sulcos principais, melhora significativamente a rigidez dos ombros do pneu. Isso resulta em uma resposta de direção mais precisa e sensível, aumentando a segurança e o conforto.