A Effa Motors monta veículos comerciais leves no Brasil desde 2010. A linha inclui picapes de cabine simples e dupla, furgões e caminhões leves para transporte de carga. A planta da Effa que pegou fogo nesta terça-feira(5), em Manaus (AM), ocupa 30 mil m², emprega 120 pessoas e opera em dois turnos.
Ao contrário do que possa se pensar, a Effa não é uma montadora chinesa, é de origem uruguaia, com sede em San José de Mayo, no Uruguai. No entanto, a marca importa kits CKD de montadoras chinesas como JMC, Lifan e Sinotruk, e os monta no Brasil.
Histórico no mercado brasileiro
A Effa chegou ao Brasil em 2007, importando modelos como o Effa M100, da China. Em 2010, inaugurou sua unidade em Manaus, localizada no Polo Industrial II da Zona Franca, com foco em veículos utilitários. O modelo saiu de linha em 2015 após controvérsias sobre seu baixo nível de segurança.
Desde então, a Effa consolidou-se no Brasil como opção de baixo custo para empresas e autônomos, sobretudo nas regiões Norte e Centro-Oeste do país.
Após produzir 1.900 unidades em 2024, a Effa Motors mirava ampliar a fabricação para 15 mil veículos/ano até 2030. A aposta veio dos incentivos fiscais da Zona Franca para ganhar escala.
Quais modelos a Effa vende no Brasil?
A Effa Motors concentra hoje sua linha de produtos no Brasil em veículos utilitários de pequeno porte, ideais para o trabalho e transporte de cargas.
Atualmente, os modelos comercializados no país são as picapes V21 (cabine simples), V22 (cabine dupla) e o furgão V25, com preços na faixa dos R$ 100 mil.
Os modelos são equipados com motor 1.5 16V a gasolina, de 112 cv de potência. Todos os Effa Motors da linha V contam com itens de segurança como freios ABS e airbags, e alguns pacotes de equipamentos podem incluir ar-condicionado, direção elétrica e central multimídia.