A aparência de “tiozão” ficou no passado, o visual do Sentra evolui e recebeu modificações significativas que deixaram o modelo contemporâneo. Um sedã equilibrado. Seria esta a melhor definição para o Sentra Advance, que tem preço sugerido a parir de R$ 152.990 e conta com direção elétrica e controle eletrônico de estabilidade de serie. Em relação à ergonomia ponto extra para o japonês que vem do México. Os comandos estão bem localizados e ao alcance das mãos do condutor. Ar-condicionado e o sistema multimídia são de fácil entendimento e manuseio. O volante multifuncional tem boa pegada e a central multimídia já traz GPS e tem funcionamento intuitivo.
Mudança sutil
A verdadeira revolução aconteceu ano passado e desta feita foram feitos alguns ajustes. Começando pelo visual, que ganhou sutis mudanças, a grade “V-motion” agora traz acabamento cromado brilhante, a entrada de ar frontal dessa área é preenchida com filetes horizontais que vão da extremidade do capô até a do para-choque. Os faróis são de LED com luzes de condução diurna (DTRL) e toda a linha ganha o novo logotipo da Nissan na frente e na tampa traseira e chave I-Key redesenhada.
Equipamento de série
Outro destaque no modelo e adoção de mais equipamentos de série que foram introduzidos na versão Advance, a de entrada na linha Sentra, que passa a contar com Monitoramento de Ponto Cego (BSI), Alerta de Tráfego Cruzado Traseiro (RCTA), Alerta Inteligente e Assistente de Prevenção de Mudança de Faixa (LDW+LDP) e Faróis Automáticos Inteligentes (HBA). Ambas as versões oferecem sistema de travamento automático das portas com o carro em movimento, destravamento das portas em caso de acidente, nova chave I-Key, entre outros.
Segurança
Como todo bom sedã o espaço para bagagem no porta-malas é generoso, são 466 litros de capacidade, o encosto rebatível do banco traseiro ajuda a dar mais flexibilidade para transportar itens maiores. Para proteção, o sedã conta com seis airbags (frontais, cabeça e laterais) e uma estrutura reforçada de carroceria para melhor resistência aos choques. O sistema Isofix de fixação de cadeiras infantis, cintos de três pontos e todos os assentos com apoios de cabeça complementam a segurança dos passageiros.
Pouca, mas significativa concorrência
Como dissemos são poucos os concorrente no segmento dos sedãs médios, onde se enquadra o novo modelo da japonesa Nissan. Com a saída e linda do Chevrolet Cruze, segue sendo a grande pedra no sapato o conterrâneo e líder isolado do segmento, o Toyota Corolla. Ao contrário do Nissan Sentra, que é empurrado pelo motor 2.0, aspirado, de 151 cavalos de potência e 20 kilos de torque, o concorrente oferece uma versão de propulsão híbrida. Em resumo, apesar das poucas mudanças o Nissan Sentra é um sedã completo e competitivo que tem tudo para encarar seu principal oponente no mercado.