A reta final da oitava edição da Shell Eco-Marathon Brasil promete muitas emoções nesta quinta-feira (28/8). E para algumas das equipes, o sentimento é de 'tudo ou nada'.

Isso ocorre porque das 43 equipes participantes da competição de eficiência energética, até esta quarta (27), 25 haviam conseguido passar de forma completa pela exigente inspeção técnica promovida pelos organizadores, em um checklist que conta com mais de 100 itens.

Após a aprovação, as 25 equipes já foram direto para a pista registrar seus tempos. Mas, para os outros 18 times, a luta continua.  

As equipes que ainda não foram aprovadas na inspeção técnica, caso restem apenas alguns itens do checklist, ainda poderão trabalhar em soluções para seus veículos até uma hora antes da última largada.

No entanto, quanto mais tarde conseguirem a liberação, menor será o tempo de pista disponível para realizar suas tentativas de marcação de tempo.

QUEM JÁ SE GARANTIU

Na categoria Protótipo, seis equipes competem com veículos de combustão interna e outras 14 com modelos movidos a bateria elétrica. 

Já na categoria Conceito Urbano, a equipe GCEE, da Unioeste Foz do Iguaçu, foi a única classificada usando hidrogênio. Na Bateria Elétrica, a Green E-Car, da UTFPR Medianeira, foi a única que se classificou.

E três equipes disputarão com veículos de combustão interna: ECOFET UC (CEFET-MG), Milhagem (UFMG) e EcoMauá – Urbano (Instituto Mauá de Tecnologia).  

Na pista, cada equipe tem direito a, no máximo, seis tentativas. O melhor resultado será considerado para a classificação final. 

Para que a tentativa seja considerada válida, as equipes devem completar dez voltas consecutivas em um tempo máximo de 25 minutos, com base em uma velocidade média de cerca de 20 km/h (10 voltas totalizando 8.530 metros).

No total, cerca de 600 estudantes de diversas regiões do Brasil e de outros países da América Latina disputam a edição 2025 da Shell Eco-Marathon.

Os resultados finais serão divulgados ainda nesta quinta (28/8, revelando as equipes que alcançaram os melhores índices de eficiência energética.


* O repórter viajou a convite da Shell