A Chevrolet Montana 2025, produzida no Brasil, obteve três estrelas nos testes de colisão do Latin NCAP, revelados nesta terça-feira (3). A picape, que oferece de série seis airbags, controle eletrônico de tração e estabilidade, apresentou bons resultados em alguns aspectos, mas deixou a desejar em outros.
Em termos de proteção para adultos, a Montana mostrou estrutura estável e boa proteção em impactos laterais e de poste. No entanto, a falta de frenagem autônoma de emergência (AEB) limitou a pontuação máxima.
Veja como foi o crash test da Montana:
A proteção para crianças, por sua vez, foi considerada baixa nos testes dinâmicos. A decisão da Chevrolet de posicionar os dummies (manequins usados nos testes) voltados para a frente, mesmo com a possibilidade de instalá-los voltados para trás, contrariou as melhores práticas globais e impactou negativamente o resultado.
"A Chevrolet mais uma vez estabelece a referência em um segmento popular, o de picapes pequenas", afirma Alejandro Furas, secretário-geral do Latin NCAP. "No entanto, esperamos que a Chevrolet reconsidere sua estratégia de proteção do ocupante infantil e as tecnologias ADAS, pois entendemos que esse modelo pode ter um desempenho melhor", completou.
Stephan Brodziak, presidente do conselho de administração do Latin NCAP, reforça a importância da inclusão de tecnologias de assistência à condução, como a frenagem autônoma de emergência. "Com relação à Chevrolet Montana, embora seja um resultado que indica uma boa proteção passiva para seus ocupantes, a decisão de colocar as crianças voltadas para a frente é crítica", diz.