Por décadas, a criação de divisões de luxo é uma estratégia consolidada entre as montadoras para conquistar clientes exigentes.
Essas marcas premium oferecem veículos de custo elevado, com design sofisticado, alta tecnologia e desempenho superior. Descubra abaixo quais são essas marcas de luxo e seus modelos mais famosos no Brasil e no mundo:
Alpine (da Renault)
A Renault controla a Alpine, especializada em carros esportivos premium, como o novo Alpine A110, uma releitura moderna do carro mais famoso da marca, que combina agilidade e design europeu sofisticado. Na Europa, também vende compacto A290.
Lincoln (da Ford)
A Lincoln, divisão premium da Ford, é reconhecida por SUVs luxuosos como o popular Lincoln Navigator e o Corsair, ambos vendidos nos EUA. Contudo, a marca também nunca operou oficialmente no Brasil.
Denza (da BYD)
A BYD, em forte expansão no Brasil, possui a Denza como divisão premium, focada em elétricos sofisticados. Modelos como a minivan Denza D9 já se destacam na China. A marca premium da BYD tem estreia prevista no Brasil para este ano, inclusive o D9 deve ser um dos primeiros modelos a chegar por aqui.
Tank (da GWM)
Recém-chegada ao Brasil, a chinesa Great Wall Motors (GWM), introduzirá em 2025 sua marca de luxo no país, a Tank, focada em SUVs premium robustos e tecnológicos. Modelos como o Tank 300,com lançamento confirmado por aqui, prometem movimentar o segmento.
Genesis (da Hyundai)
A Hyundai é conhecida no Brasil por modelos acessíveis, mas sua divisão Genesis brilha no exterior com sedãs e SUVs de luxo, como o Genesis G80 e o SUV GV80. Apesar do sucesso global, a Genesis ainda não tem planos para operar no mercado brasileiro.
Acura (da Honda)
A Acura, divisão de luxo da Honda, é sinônimo de esportividade e sofisticação. Modelos como o SUV elétrico Acura ZDX e o icônico superesportivo NSX são destaques globais. Apesar de ser cogitada no Brasil, a marca não entrou oficialmente no mercado.
Infiniti (da Nissan)
A Infiniti, famosa por veículos como o SUV QX80 e o sedã Q50, já teve o SUV FX35, com motor V6, com um dos modelos mais populares da marca japonesa nos EUA. Contudo, a marca premium da Nissan nunca apostou sua entrada no Brasil.
Lexus (da Toyota)
A Lexus, divisão de luxo da Toyota, é a única marca japonesa premium com presença oficial no Brasil. Destaque para o portfólio eletrificado, com o SUV híbrido UX 300h a partir de R$ 299.990 e o sedã ES 300h, referência em conforto e eficiência.
Cadillac (da General Motors)
A Cadillac, braço premium da General Motors, é famosa pelo luxuoso SUV Escalade e pelo sedã CT5. Apesar de não estar no Brasil, a General Motors estuda trazer a marca para o país em 2025, ampliando sua oferta no segmento de alto padrão.
Bentley/Porsche/Lamborghini (da Volks)
Além da Audi, marca considerada premium no Brasil, o grupo Volkswagen também é dono da ultraluxuosa britânica Bentley, famosa pelos modelos Flying Spur e o SUV Bentayga, por exemplo.
A VW também comanda a Porsche, que reúne vários ícones esportivos como o Porsche 911 e o elétrico Taycan.
No segmento superesportivo, os alemães controlam a italiana Lamborghini, dona de modelos não menos emblemáticos como o Huracán e o SUV Urus.
Maybach (da Mercedes-Benz)
A alemã Mercedes-Benz, que pertence à Daimler, tem a Maybach como sua divisão de ultraluxo. Modelos como o Mercedes-Maybach S-Class e o GLS Maybach combinam luxo e conforto extremos e tecnologias de última geração.
Rolls-Royce (da BMW)
A BMW oferece veículos premium como o Série 7 e o SUV iX elétrico. Sua divisão Rolls-Royce é um marco no ultraluxo, com carros como o Phantom e o SUV Cullinan.
Maserati e Alfa Romeo (da Stellantis)
Sob o guarda-chuva da Stellantis, grupo que controla no Brasil as marcas Fiat, Citroën, Peugeot, RAM e Abarth, também é dona da Maserati e da Alfa Romeo, marca que já operou no Brasil no passado. A Maserati destaca-se com o SUV Levante e o sedã Ghibli, enquanto a Alfa combina esportividade e luxo em modelos como o Giulia e o SUV Stelvio.
Jaguar e Land Rover (da Tata Motors)
A indiana Tata controla a Jaguar e a Land Rover. A Jaguar recentemente decidiu fazer um rebranding polêmico da marca e irá focar em fabricar veículos ultraluxuosos e elétricos para competir com Bentley e Rolls-Royce. Já a britânica Land Rover segue como referência em SUVs de luxo como o Range Rover e o Defender.