Após um mês de polêmicas, o ousado rebranding da Jaguar, parte do projeto "Panthera", continua a gerar discussões acaloradas, tanto dentro quanto fora da empresa.

A tentativa da marca de se reinventar como fornecedora de “luxo moderno” começou com uma campanha publicitária que afastou os carros do centro das atenções, focando apenas em modelos exuberantes.

Embora o diretor administrativo da Jaguar, Rawdon Glover, tenha classificado a campanha como "ousada e disruptiva", as críticas vieram rapidamente, tanto de consumidores quanto de colaboradores internos.

Terceirização do rebranding

A revista Autocar India revelou que as críticas não se limitaram ao público externo. Uma carta vazada da equipe de design da Jaguar revelou o descontentamento com a decisão de terceirizar a reformulação para a consultoria Accenture Interactive.

A medida, segundo os colaboradores, enfraqueceu o espírito colaborativo da empresa e comprometeu a integridade criativa do projeto.

Com a assinatura de 30 membros da equipe de design, a carta expressa a frustração pela falta de consulta interna no desenvolvimento do novo logotipo e identidade visual.

Os colaboradores acusam a consultoria de criar uma estética genérica, distante da identidade de luxo e da história da Jaguar.

“Sentimos que o logotipo se desconecta da narrativa e da identidade visual dos produtos da marca. No produto, parece muito arredondado e lúdico, o que não nos transmite a sensação de 'exuberância'. Também foi notado que o logotipo compartilhava semelhanças próximas com outras marcas quando deveríamos ser uma 'cópia do nada'”, diz a carta.

“Nós realmente acreditamos em uma abordagem aberta e colaborativa entre todas as partes criativas. Influenciando e sendo influenciados uns pelos outros. Um ambiente essencial para criar uma identidade única, que transcende holisticamente", escreveram os empregados do setor de criação da Jaguar.

Carros-conceito e cores ousadas

No evento de lançamento do rebranding, realizado em Miami, a estreia dos carros-conceito da Jaguar, como o Type 00, também gerou divisões. Com designs angulares e cores ousadas como “Miami Pink” e “London Blue”, os carros polarizaram o público.

Enquanto Gerry McGovern, diretor criativo da Jaguar, minimizou as críticas, sugerindo que a controvérsia faz parte da criatividade britânica, a reação negativa foi generalizada, tanto nas mídias quanto entre os consumidores.

Essa não é a primeira vez que a Jaguar enfrenta dificuldades ao tentar se reinventar no mercado automotivo.

No início dos anos 2000, a campanha "Gorgeous", estrelada por Willem Dafoe, também fracassou em conectar a marca com o público jovem, resultando em baixos números de vendas.