A renomada montadora britânica Jaguar publicou uma nota oficial nesta semana em resposta às críticas intensas que seu novo reposicionamento de marca, que acontece em meio a transição da marca para carros elétricos. Em comunicado, a empresa alegou se tratar de uma "nova filosofia criativa drástica". 

Parte do grupo Jaguar Land Rover, controlado pela Tata Motors, a Jaguar revelou um novo logotipo que abandonou a emblemática imagem do felino - um símbolo da marca desde a década de 1950 - e mudou a tipografia, fato que deixou muitas pessoas decepcionadas.

Além disso, lançou vídeos promocionais com modelos vestindo roupas vibrantes — mas sem a presença de carros, causando ainda mais surpresa. 

Para muitos, o estilo visual pareceu desconectado das raízes tradicionais que tornaram a marca conhecida em todo o mundo. 

Resposta da Jaguar

Segundo o comunicado, a campanha apresenta uma "nova filosofia criativa drástica", batizada de “modernismo exuberante”. A proposta buscou “inspirar os veículos do futuro”. No entanto, o reposicionamento provocou uma avalanche de respostas online, com milhares de comentários, em sua maioria, criticando a estratégia. 

A Jaguar, por sua vez, reconheceu que a proposta é ousada, afirmando que era esperado o novo posicionamento gerasse debates. “Como guardiães orgulhosos deste momento notável na história da Jaguar, preservamos símbolos icônicos enquanto damos um salto arrojado em direção ao futuro”, declarou a empresa.

O novo logotipo e a campanha chegam em um momento crucial para a montadora, que se prepara para transformar sua linha de carros e se tornar uma marca exclusivamente elétrica até 2026. Entre os lançamentos planejados, destacam-se três novos modelos elétricos, incluindo um carro GT de quatro portas, cujo preço inicial deverá ultrapassar a faixa de seis dígitos.