Lançado em 2017 como o carro zero mais acessível do país, o Renault Kwid prometia ser o "SUV dos compactos". Oito anos depois, o modelo chegou à linha 2026 com a mesma proposta urbana e econômica, mas o preço mínimo disparou para R$ 78.690, mesmo ainda liderando como o mais barato do mercado.


Avaliamos o Kwid Iconic (R$ 85.190), segunda versão mais cara. Apesar do preço "acessível", faltam itens básicos: não há regulagem de altura do banco do motorista, ajuste do volante ou apoio para o pé direito. O espaço traseiro é limitado para pernas.


Em segurança, oferece 4 airbags, freios ABS e controle de estabilidade. O isolamento acústico é razoável, mas o motor 1.0 aspirado (71 cv com etanol) invade a cabine, ainda que seja um carro bem ágil, com seus 825 kg. 


O painel de instrumentos é de fácil leitura e conta com velocímetro digital e computador de bordo. O câmbio manual de cinco marchas tem engates precisos e a tranmissão é bem escalonada para a proposta do carro, mais urbana do que estradeira.


Consumo segue como trunfo


O ponto forte permanece: economia de combustível. No teste do Inmetro, faz até 15,5 km/L na estrada com gasolina. Em nosso teste, registrou 13 km/L (urbano/rodoviário). O sistema start-stop do motor ajuda na missão. A versão Iconic do Kwid agrega tela de 8", rodas pretas e comandos elétricos, mas não compensa as falhas de conforto.


A próxima geração do Kwid, prevista para 2027, trará design inspirado no elétrico Dacia Spring (vendido na Europa). A expectativa é que o modelo ganhe mais equipamentos e segurança, tentando reconquistar consumidores que hoje preferem rivais mais completos.


Futuro: mudanças à vista


Dados da Fenabrave mostram que o Kwid emplacou 26.379 unidades no primeiro semestre de 2025, ocupando a 12ª posição no ranking de vendas.


Fica atrás de rivais mais caros como T-Cross, Polo e HR-V. Concorrentes diretos também não brilham: o Fiat Mobi (6º lugar) parte de R$ 80.990, e o Citroën C3 (38º) custa R$ 81.400.


Ficha técnica - Renault Kwid Iconic

Motorização

Motor 1.0 SCe Flex
Cilindrada 999 cm³
Cilindros/Válvulas 3 em linha / 12
Potência 71 cv @ 5.500 rpm (Etanol) / 68 cv @ 5.500 rpm (Gasolina)
Torque 10,0 kgfm @ 4.250 rpm (Etanol) / 9,4 kgfm @ 4.250 rpm (Gasolina)

Transmissão

Câmbio Manual de 5 marchas
Tração Dianteira
Indicador de troca de marcha Sim
Sistema Stop&Start Sim

Desempenho

0–100 km/h 13,5 s (Etanol) / 14,0 s (Gasolina)

Dimensões e Capacidades

Comprimento 3,73 m
Largura (s/ retrovisores) 1,57 m
Largura (c/ retrovisores) 1,75 m
Altura 1,48 m
Entre-eixos 2,42 m
Porta-malas 290 L
Tanque 38 L

Pneus e rodas

Pneus 165/70 R14

Consumo (Inmetro)

Urbano 10,8 km/L (etanol) / 15,3 km/L (gasolina)
Rodovia 11 km/L (etanol) / 15,7 km/L (gasolina)


Equipamentos de série

  • Controle eletrônico de estabilidade c/ auxílio em rampas 
  • Luzes de circulação diurna em LED (DRL)
  • MEDIA Evolution c/ Android Auto e Apple CarPlay
  • Freios ABS e 4 airbags (frontais e laterais)
  • Monitoramento da pressão dos pneus (TPMS)
  • Câmera de ré
  • Direção elétrica
  • Sistema Stop&Start
  • Cintos traseiros de 3 pontos e 2 Isofix
  • Indicador de troca de marcha
  • Ar‑condicionado manual
  • Volante três raios e retrovisores elétricos na cor preta