Lançado em 2017 como o carro zero mais acessível do país, o Renault Kwid prometia ser o "SUV dos compactos". Oito anos depois, o modelo chegou à linha 2026 com a mesma proposta urbana e econômica, mas o preço mínimo disparou para R$ 78.690, mesmo ainda liderando como o mais barato do mercado.
Avaliamos o Kwid Iconic (R$ 85.190), segunda versão mais cara. Apesar do preço "acessível", faltam itens básicos: não há regulagem de altura do banco do motorista, ajuste do volante ou apoio para o pé direito. O espaço traseiro é limitado para pernas.
Em segurança, oferece 4 airbags, freios ABS e controle de estabilidade. O isolamento acústico é razoável, mas o motor 1.0 aspirado (71 cv com etanol) invade a cabine, ainda que seja um carro bem ágil, com seus 825 kg.
O painel de instrumentos é de fácil leitura e conta com velocímetro digital e computador de bordo. O câmbio manual de cinco marchas tem engates precisos e a tranmissão é bem escalonada para a proposta do carro, mais urbana do que estradeira.
Consumo segue como trunfo
O ponto forte permanece: economia de combustível. No teste do Inmetro, faz até 15,5 km/L na estrada com gasolina. Em nosso teste, registrou 13 km/L (urbano/rodoviário). O sistema start-stop do motor ajuda na missão. A versão Iconic do Kwid agrega tela de 8", rodas pretas e comandos elétricos, mas não compensa as falhas de conforto.
A próxima geração do Kwid, prevista para 2027, trará design inspirado no elétrico Dacia Spring (vendido na Europa). A expectativa é que o modelo ganhe mais equipamentos e segurança, tentando reconquistar consumidores que hoje preferem rivais mais completos.
Futuro: mudanças à vista
Dados da Fenabrave mostram que o Kwid emplacou 26.379 unidades no primeiro semestre de 2025, ocupando a 12ª posição no ranking de vendas.
Fica atrás de rivais mais caros como T-Cross, Polo e HR-V. Concorrentes diretos também não brilham: o Fiat Mobi (6º lugar) parte de R$ 80.990, e o Citroën C3 (38º) custa R$ 81.400.
Ficha técnica - Renault Kwid Iconic
Motorização
Motor | 1.0 SCe Flex |
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Cilindrada | 999 cm³ |
Cilindros/Válvulas | 3 em linha / 12 |
Potência | 71 cv @ 5.500 rpm (Etanol) / 68 cv @ 5.500 rpm (Gasolina) |
Torque | 10,0 kgfm @ 4.250 rpm (Etanol) / 9,4 kgfm @ 4.250 rpm (Gasolina) |
Transmissão
Câmbio | Manual de 5 marchas |
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Tração | Dianteira |
Indicador de troca de marcha | Sim |
Sistema Stop&Start | Sim |
Desempenho
0–100 km/h | 13,5 s (Etanol) / 14,0 s (Gasolina) |
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Dimensões e Capacidades
Comprimento | 3,73 m |
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Largura (s/ retrovisores) | 1,57 m |
Largura (c/ retrovisores) | 1,75 m |
Altura | 1,48 m |
Entre-eixos | 2,42 m |
Porta-malas | 290 L |
Tanque | 38 L |
Pneus e rodas
Pneus | 165/70 R14 |
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Consumo (Inmetro)
Urbano | 10,8 km/L (etanol) / 15,3 km/L (gasolina) |
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Rodovia | 11 km/L (etanol) / 15,7 km/L (gasolina) |
Equipamentos de série
- Controle eletrônico de estabilidade c/ auxílio em rampas
- Luzes de circulação diurna em LED (DRL)
- MEDIA Evolution c/ Android Auto e Apple CarPlay
- Freios ABS e 4 airbags (frontais e laterais)
- Monitoramento da pressão dos pneus (TPMS)
- Câmera de ré
- Direção elétrica
- Sistema Stop&Start
- Cintos traseiros de 3 pontos e 2 Isofix
- Indicador de troca de marcha
- Ar‑condicionado manual
- Volante três raios e retrovisores elétricos na cor preta