Uma grande festa foi organizada na última quinta-feira (23), em São Paulo, para celebrar o centenário de uma das mais importantes companhias do mundo, a General Motors, que por aqui comercializa os veículos da marca Chevrolet. E não poderia ser diferente, ela é a fabricante de automóveis com maior tempo de operação contínua no país. Na ocasião foi revelado que a GM virá expandir ainda mais seus investimentos no Brasil até 2028, diversificar suas áreas de negócios e lançar 10 modelos eletrificados nos próximos anos. Além disso, a empresa apresentará ao mercado cinco novos produtos ainda este ano, incluindo modelos inéditos com diferentes tecnologias.
Evento prestigiado
O evento contou com a presença de clientes, colaboradores, concessionários, fornecedores, jornalistas e líderes globais da GM, incluindo Shilpan Amin, vice-presidente sênior da GM e presidente da GM International. Autoridades também estiveram presentes, entre elas o vice-presidente do Brasil, Geraldo Alckmin; os governadores de São Paulo, Tarcísio de Freitas; e Rio Grande do Sul, Eduardo Leite. A cobertura completa do evento está disponível no canal oficial do Instagram da GM: @gmsouthamerica.
Terceiro maior mercado
“A paixão pela nossa marca Chevrolet no Brasil é incomparável. Ela faz parte da história do país – e temos planos empolgantes para o futuro. O Brasil é o terceiro maior mercado da Chevrolet no mundo e continua sendo prioridade para a GM globalmente. Estamos ansiosos para continuar construindo nosso profundo legado no Brasil, trazendo novos veículos e tecnologias para nossos clientes”, declarou Shilpan Amin.
Novas demandas
O presidente da GM América do Sul, Santiago Chamorro, afirmou: “O centenário da GM no Brasil marca um dos momentos mais significativos de transformação em nossa história. Continuaremos a inovar, sempre focados em oferecer soluções que conectam as pessoas ao que realmente importa, de maneira mais personalizada e ágil, para atender às novas demandas dos consumidores.”
Ponto de partida
A história começou em 1925, quando iniciou a produção de um furgão com carroceria de madeira, que já trazia inovações como a partida elétrica. Muita água passou embaixo da ponte até que em 1968 o primeiro carro nacional de passeio da Chevrolet foi apresentado, o Opala. Na sequencia outros modelos foram lançados posteriormente, como o Chevette, a D20, o Monza, o Kadett, o Corsa, o Vectra, o Omega e o Astra. A GM chegou a produzir paralelamente outros tipos de produtos, como baterias, aparelhos de ar-condicionado e até geladeiras – as famosas Frigidaire. Mais de 2.000.000 delas foram feitas dos anos 50 aos 70.
Plantas pelo Brasil
São três complexos industriais de produção de veículos: São Caetano do Sul (SP), São José dos Campos (SP) e Gravataí (RS). Conta ainda com unidades em Mogi das Cruzes (produção de componentes estampados e peças), Sorocaba (centro logístico) e Indaiatuba (campo de provas), todas no Estado de São Paulo, além de um Centro Tecnológico, em São Caetano do Sul (SP), com capacidade para desenvolvimento completo de novos veículos. A subsidiária brasileira é um dos quatro centros mundiais na criação e desenvolvimento de veículos, nos campos da engenharia, design e manufatura. A GM do Brasil também tem em Joinville (SC) linhas industriais de onde saem motores e cabeçotes de alumínio.
20 milhões de unidades
Em seus 100 anos de atuação no Brasil, a GM produziu quase 20 milhões de veículos, com a Chevrolet se destacando como a marca de maior sucesso, representando um em cada cinco carros registrados no país. A Chevrolet lançou, em média, um novo produto ou geração de veículos a cada seis meses – um ritmo que nenhuma outra marca do setor conseguiu alcançar. Essa trajetória de sucesso inclui modelos icônicos com mais de um milhão de unidades, como o Opala, Chevette, Corsa, Celta, S10 e Onix, que ajudaram o Brasil a se tornar o terceiro maior mercado da Chevrolet no mundo
Ciclo de investimentos
No ano passado, a GM anunciou a primeira fase de seu novo ciclo de investimentos para suas operações no Brasil. O valor total, que soma R$ 7 bilhões, será investido entre 2024 e 2028, com foco na mobilidade sustentável. Esse investimento inclui uma renovação completa do portfólio de veículos, o desenvolvimento de tecnologias inovadoras adaptadas ao mercado local e a criação de novas oportunidades de negócios. As fábricas também passarão por melhorias que as tornarão ainda mais modernas, ágeis e sustentáveis.
Dez modelos eletrificados
Em 2025, a GM planeja lançar cinco novos modelos em diversos segmentos. Além disso, a empresa está trabalhando no desenvolvimento de 10 modelos inéditos eletrificados nos próximos anos para o Brasil, com o objetivo de fortalecer seu portfólio e oferecer opções diversificadas para os consumidores que buscam soluções de mobilidade mais sustentáveis e eficientes.
Rede de concessionárias
A empresa também conta com uma das maiores redes de concessionárias do país, com quase 600 concessionárias autorizadas da Chevrolet. Além disso, a GM apoia milhares de fornecedores locais, muitos dos quais foram criados ou relocados do exterior, incentivados pelo programa de industrialização da GM, que continua a fomentar negócios e criar empregos qualificados no Brasil.