O Brasil registrou 14.827 eletropostos públicos e semi-públicos em fevereiro de 2025, um salto de 22% em três meses, segundo dados da Tupi Mobilidade.
A rede, que contava com 12.137 pontos em novembro de 2024, avança junto à frota de 208.344 veículos elétricos plug-in (BEV e PHEV), resultando em 14 carros por eletroposto.
A interiorização da infraestrutura, segundo a Associação Brasileira do Carro Elétrico (ABVE) ganha força no país: 1.363 cidades já possuem pontos de recarga, com destaque para Norte (+23,7%), Centro-Oeste (+13,1%) e Nordeste (+10,9%).
Carregadores rápidos crescem 60%
Ainda conforme a ABVE, a infraestrutura evolui em velocidade: os carregadores rápidos (DC) tiveram alta de 60% no período, totalizando 2.430 unidades. Já os carregadores lentos (AC) subiram 17%, chegando a 12.397.
Para Davi Bertoncello, diretor da ABVE, “os 2.430 carregadores rápidos são a chave para a adoção em massa do carro elétrico no Brasil”. O crescimento reflete a demanda: 45% da frota (93 mil) são 100% elétricos (BEV), dependentes exclusivos da rede.
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