A Audi pode estar repensando seu lugar no mercado automotivo. Após queda de 11,8% nas vendas em 2024, a marca do Grupo Volkswagen pode anunciar mudanças radicais para focar em veículos premium, abandonando a concorrência direta com marcas como BMW e Mercedes-Benz.

Tal como a britânica Jaguar, que anunciou um completo rebranding, a nova estratégia da Audi parece já ter sido iniciada ao descontinuar modelos de entrada como: A1 (hatch compacto) e A3 (hatch e sedã)

O plano prevê lançamentos ousados até 2030: o A8 Grandsphere, sedã luxuoso com inspiração no conceito homônimo, além de um novo SUV, acima do atual Q8: possivelmente baseado no Urbansphere. O facelift do Audi A8 será o passo intermediário da reposicionamento da marca alemã.

Frota 100% elétrica?

Apesar dos planos anteriores, a Audi recuou da transição total para eletrificação até 2033. A decisão veio após análise do mercado global, que ainda demanda híbridos e motores a combustão.

Em entrevista ao site Auto Express, Jose Miguel Aparicio, diretor da Audi no Reino Unido, resumiu que a marca alemã quer focar "mais na qualidade do que na quantidadede produtos”. A meta é criar modelos que elevem o status da Audi, mantendo-a abaixo da Bentley, na hierarquia do Grupo Volkswagen.

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