Meses após o polêmico rebranding da marca, a Jaguar comunicou nesta semana uma pausa na importação de veículos para o Brasil e o futuro da marca no país é incerto. A decisão faz parte de um reposicionamento global da marca britânica, que pertence ao grupo indiano Tata Motors.

A estratégia inclui o lançamento de um cupê GT elétrico de quatro portas, em 2026, baseado no protótipo Type 00, apresentado na Miami Art Week de 2024.

Até lá, a importação de novos modelos será interrompida no país, mas a marca garante a continuidade dos serviços de pós-venda e atendimento aos clientes. 

Jaguar Type 00 é um dos novos protótipos elétricos da marca - Jaguar/Divulgação

Aposta em carros elétricos e luxo

A reestruturação da Jaguar envolve o desenvolvimento de modelos que utilizam a nova plataforma elétrica dedicada JEA (Arquitetura Elétrica Jaguar), com produção em Solihull, no Reino Unido.

O primeiro modelo dessa nova fase será o GT elétrico, ainda sem nome oficial. O modelo será posicionado como concorrente direto de carros de alto padrão, como o Porsche Taycan. Com a meta de se tornar uma marca de ultra-luxo, a Jaguar também planeja lançar um futuro SUV para disputar mercado com o Bentley Bentayga.

F-Pace será o último

"Interrompemos momentaneamente a importação de carros da Jaguar no Brasil até a chegada dos novos, previstos globalmente para 2026. No entanto, ainda é possível encontrar unidades 0 km remanescentes e seminovos nas concessionárias. Além disso, nada muda quanto à oferta de serviços e de atendimento aos atuais clientes da marca", disse a montadora em nota.

No fim de 2024, a Jaguar tirou de linha quase toda sua linha de modelos à venda na Europa, entre eles o icônico esportivo F-Type, além do Jaguar XE e XF, e dos SUVs E-Pace e do 100% elétrico I-Pace. O último a sair de cena será o híbrido plugin F-Pace.