Em uma entrevista extensa e esclarecedora ao Wall Street Journal, o CEO da Uber, Dara Khosrowshahi, detalhou os desafios e as oportunidades que a empresa enfrenta no caminho rumo à eletrificação e às frotas de carros 100% autônomos, sem esquecer o impacto social e econômico de tal transformação.

Os desafios para eletrificação da frota

Durante a conversa, Dara destacou que, embora o objetivo da Uber seja a migração completa para veículos elétricos — com a meta de que todos os motoristas da Uber operem com EVs nos EUA, Canadá e Europa até 2030 e globalmente até 2040 — o ambiente atual impõe desafios significativos.

Entre os principais obstáculos estão o alto custo dos veículos elétricos, a volatilidade dos valores residuais e a necessidade de ampliar a infraestrutura de carregamento.

Carros autônomos x motoristas humanos

Em outro trecho da entrevista, o CEO da Uber explicou à entrevistadora que, embora o desenvolvimento de veículos autônomos esteja avançando rapidamente, a integração de tecnologia e hardware ainda apresenta limitações.

Dara defende que, nos próximos 10 a 20 anos, o modelo de negócios da Uber seguirá contando tanto com motoristas humanos quanto com veículos autônomos, garantindo uma transição segura e eficiente.

No entanto, num futuro mais distante, o chefão da gigante da mobilidade urbana não descarta a substituição plena dos motoristas humanos parceiros da plataforma por frotas de milhares de carros que dirigem sozinhos.

"Creio que, nos próximos 10 anos, teremos redes híbridas de motoristas humanos e veículos autônomos. Mas, sabe, se você olhar mais para o futuro, daqui a 15, 20 anos, acredito que o carro autônomo será um motorista melhor do que qualquer motorista humano", vislumbrou Dara.

Diversificação dos negócios 

Dara ressaltou a importância de a Uber diversificar as fontes de renda para seus parceiros. Para enfrentar os desafios da eventual substituição dos motoristas humanos pelos carros autônomos, a empresa vem investindo em novas áreas, como entregas por robôs e serviços de logística sob demanda, ampliando o leque de oportunidades para sua base de trabalhadores.

🚀 Siga o Instagram do Autotempo
🔥 Curta, compartilhe e fique por dentro!