A Stellantis deu um passo importante em sua jornada de sustentabilidade ao inaugurar, nesta semana, seu primeiro Centro de Desmontagem Veicular, o Circular AutoPeças, em Osasco (SP).
Com a iniciativa, a empresa se torna a primeira fabricante de automóveis da América do Sul a criar uma planta industrial dedicada ao desmonte de veículos que sofreram acidentes ou chegaram ao fim de sua vida útil.
O projeto, que faz parte do plano de Economia Circular da companhia, recebeu um investimento de R$ 13 milhões e deve gerar cerca de 150 empregos nos próximos anos. O objetivo é claro: incentivar um consumo mais consciente e sustentável no setor automotivo.
Com capacidade para processar até 8 mil veículos por ano, o novo centro foca na reciclagem e no reaproveitamento de componentes, estendendo a vida útil das peças e diminuindo o impacto ambiental. A operação tem potencial para evitar a emissão de aproximadamente 30 mil toneladas de CO₂ por ano.
Como funciona o centro de desmontagem?
O processo na Circular AutoPeças é estruturado e segue todas as normas ambientais. Veículos adquiridos em leilões, classificados como perda total ou em fim de vida, são levados para a unidade, onde passam por etapas rigorosas.
- Descontaminação: Ao chegar, o carro passa por uma área onde todos os fluidos, como óleo e combustível, são removidos de forma segura.
- Desmontagem e Avaliação: Em seguida, técnicos especializados desmontam o veículo e inspecionam cada componente para avaliar suas condições de reuso.
- Limpeza e Identificação: As peças aprovadas são limpas com produtos biodegradáveis e recebem uma etiqueta de rastreamento do Detran, garantindo sua procedência e legalidade.
“Hoje, temos uma destinação correta para 100% dos materiais dos veículos desmontados”, explica Paulo Solti, vice-presidente de Peças e Serviços para a América do Sul. Segundo ele, tudo é reaproveitado, desde fluidos até metais como aço e alumínio, que são encaminhados a fornecedores parceiros.
Onde encontrar as peças?
As peças recuperadas e em perfeitas condições serão vendidas diretamente aos consumidores. Os interessados podem encontrá-las em dois canais principais:
- Loja física: Um contêiner de vendas foi instalado no próprio centro de desmontagem em Osasco (SP).
- Online: Os componentes estão disponíveis na loja oficial da Circular AutoPeças no Mercado Livre e, em breve, em um site próprio da marca.
Todas as vendas garantem a rastreabilidade e a segurança exigidas pelo Detran, oferecendo ao consumidor peças de qualidade e com procedência certificada.
Um hub de economia circular no Brasil
O centro de desmontagem em Osasco é parte de uma estratégia maior da Stellantis para criar um ecossistema de sustentabilidade na América do Sul. A iniciativa se soma ao Centro de Recondicionamento de Veículos, inaugurado em 2024 no Polo Automotivo de Betim (MG).
Enquanto a unidade de Osasco foca no desmonte, a de Betim atua como uma oficina especializada que restaura veículos usados da marca, devolvendo-os ao mercado em condições de seminovos certificados.
“A Economia Circular é estratégica para os negócios da Stellantis”, afirma Emanuele Cappellano, presidente da empresa na América do Sul. “Baseada nos 4R (Remanufatura, Reparo, Reuso e Reciclagem), buscamos estender a vida dos produtos e reintegrar materiais no ciclo produtivo.”
No Brasil, o desafio é grande. De uma frota com cerca de 48 milhões de veículos, estima-se que 2 milhões chegam ao fim de sua vida útil a cada ano, mas apenas 1,5% recebem um destino ambientalmente correto. O mercado de reciclagem automotiva, no entanto, tem um potencial estimado de R$ 2 bilhões anuais, mostrando a importância de projetos como o da Stellantis.