A Volkswagen está expandindo sua oferta de carros híbridos. Hoje, a montadora já oferece opções de híbridos leves (MHEV) e plug-in (PHEV) na Europa e em outros mercados. Agora, ela começou os testes de um novo sistema híbrido pleno (HEV).
Como funciona o sistema HEV?
O HEV da Volkswagen é parecido com o usado por modelos como Toyota Corolla e Kia Niro. O motor principal será um 1.5 TSI, que trabalhará junto a um motor elétrico. Esse motor elétrico não só ajuda na tração, mas também recarrega a bateria do sistema. A informação vem da revista britânica Autocar.
Desempenho e eficiência
O motor elétrico poderá mover o carro sozinho em baixas velocidades, ideal para reduzir o consumo na cidade. A potência combinada deve ficar entre 201 cv e 268 cv, com torque variando de 35,66 kgfm a 40,78 kgfm.
Quais carros terão o novo sistema?
O Golf está na lista para receber o HEV, mas o primeiro modelo a estrear a tecnologia será a nova geração do VW T-Roc. Segundo a Autocar, o SUV compacto híbrido chega em 2026, junto com versões tradicionais e PHEV.
Mais modelos na mira
O sistema não ficará limitado ao T-Roc e Golf. A plataforma MQB Evo permite sua uso em vários carros do Grupo VW, como Tiguan, Passat, Tayron, Audi A3, Seat Leon, Formentor e modelos Skoda, como Cupra, Scala, Kodiaq e Superb.
Investimento bilionário
O novo HEV faz parte de um plano do Grupo VW, que vai investir 60 bilhões de euros (cerca de R$ 372 bilhões) até 2028 para manter os motores a combustão competitivos. Mesmo assim, os motores a diesel podem não resistir na Europa.
O fim dos motores a diesel?
Se o HEV conquistar o público europeu e a demanda por carros a diesel seguir em queda, a Volkswagen pode abandonar esses motores nos próximos anos.
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