A Stellantis está reforçando seu ataque no mercado de picapes na América do Sul. Após lançar a Fiat Titano 2026 em junho, a gigante automotiva prepara agora uma novidade da RAM. 

Trata-se de um modelo inédito, que compartilha a plataforma e as peças com a Fiat Titano feita na Argentina, ambas vêm do projeto KP2, derivado da picape chinesa Changan Hunter.

Qual nome terá a nova picape?

O Brasil será o principal mercado. O nome? Ainda é segredo. No México, o modelo se chama RAM 1200. Mas há rumores fortes de que a Stellantis pode reviver o icônico nome Dakota na América do Sul, modelo que marcou época no Brasil, sendo produzido no Paraná, entre 1998 e 2001.

A produção da Stellantis em Córdoba, na Argentina, recebeu US$ 385 milhões em investimentos, e também produzirá o motor Multijet 2.2 turbodiesel a partir de 2027. 

Qual a ligação com a picape chinesa?

Aqui está um diferencial. Diferente da Ram 1200 mexicana (mera troca de emblemas), este modelo traz mudanças profundas. A inspiração vem da Hunter reestilizada, lançada recentemente na China.

Em abril, o Autotempo flagrou pessoalmente essa picape no Salão de Xangai (fotos abaixo).

A versão chinesa chama atenção pelo visual: faróis LED em formato de T, grade agressiva, acabamento preto brilhante com detalhes cromados e para-choques redesenhados. Dentro, painel com telas integradas, bem mais moderno que o atual painel da Fiat Titano.

O que muda em relação à Titano?

Visualmente, a nova picape da RAM terá diferenças concentradas na grade frontal, logotipos e detalhes de acabamento.

A versão top de linha Laramie promete um interior mais refinado que o da Titano. A essência, porém, será a mesma: uma picape robusta focada em trabalho e no mercado latino.

O coração será idêntico ao da Titano: motor 2.2 turbodiesel de 200 cv e 45,9 kgfm de torque. Transmissão automática de oito marchas e opção de tração 4x4 com reduzida completam o pacote.

Por que a RAM investe nesse modelo?

A marca construiu imagem premium no Brasil com picapes full-size como a 1500. Agora, repete a estratégia da Rampage (baseada na Fiat Toro): oferecer um produto mais sofisticado acima da versão Fiat. A nova picape será esse degrau acima da Titano.

Com produção em andamento e testes avançados, a novidade deve chegar ao mercado brasileiro ainda neste ano e o modelo Dakota, historicamente ligado à RAM no Brasil, pode voltar ao mercado.