A nova Ford Ranger Black chegou ao mercado no ano passado com um design atualizado, preço competitivo e um pacote de equipamentos que surpreende pelo custo-benefício no mercado das picapes médias.

versão se diferencia pela estética. Inspirada na versão XLS 4x4, ela abandona a tração integral e adota um visual mais urbano com detalhes em cinza-escuro.

Grade dianteira, retrovisores, rodas de 18 polegadas e santantonio (herdado da Limited) ganham tonalidade escura. Estribos laterais, também da Limited, facilitam o acesso.

Cores disponíveis

Os faróis são em LED, enquanto as lanternas seguem halógenas, padrão nas demais versões. 

Apesar de ser importada de General Pacheco (Argentina), a picape não é vendida apenas na cor preta, contando também com opções como Cinza Moscou, Prata Geada, Azul Belize e Branco Ártico.

Equipamentos de série

Apesar de ser a versão de entrada, a Ranger Black não economiza em tecnologia. Ela vem equipada com 7 airbags, painel digital de 8 polegadas e central multimídia de 10 polegadas com espelhamento sem fio.

Outros destaques incluem atualizações over-the-air, acendimento automático dos faróis, seletor de modos de condução, carregador por indução, câmera de ré e sensor de estacionamento traseiro.

Esses itens tornam a Ranger Black prática para o uso diário, sem abrir mão da robustez inerente a uma caminhonete.

Motor e desempenho

Sob o capô, a Ranger Black mantém o motor 2.0 turbodiesel de 170 cv e 41,2 kgfm de torque, acoplado ao câmbio automático de 6 marchas. A principal diferença é a tração, que é apenas 4x2 traseira.

Essa configuração resulta em uma picape mais leve (2.069 kg) e, consequentemente, mais eficiente no consumo. Nos testes do Inmetro, a versão fez 10,1 km/L (cidade) e 12,4 km/L (estrada).

A capacidade de reboque é de 3.100 kg, a mesma das outras versões da Ranger. A capacidade de carga é de 1.031 kg e a caçamba comporta 1.250 litros.

Dirigibilidade e conforto

A ausência da tração 4x4 torna a Ranger Black mais amigável no asfalto, proporcionando uma condução mais leve e fácil de manobrar no uso urbano.

O isolamento acústico da cabine é um ponto positivo, assim como a central multimídia, considerada mais intuitiva que a de algumas rivais.

A suspensão, apesar de confortável, ainda remete à natureza de picape, com um certo balanço da carroceria, especialmente sem carga.

Custo-benefício

Com preço de R$ 238.900, a Ford Ranger Black se posiciona como uma opção interessante para quem busca uma picape média moderna e bem equipada para o uso cotidiano, sem a necessidade da tração 4x4. 

Vale lamentar que, desde o lançamento da versão, em outubro de 2024, o preço da Ranger Black subiu R$ 20 mil. Aumento que não foi exclusividade da Ford. De forma geral, todas as picapes médias subiram de preço em 2025.

No entanto, para quem busca uma picape atualizada e com forte apelo urbano, sem abrir mão do desempenho e da capacidade de carga, a Ranger Black segue, sem dúvida, como uma das melhores opções disponíveis no Brasil.


Ford Ranger Black 2025


Motor e transmissão

Motorização 4 cil. em linha, 2.0 turbo diesel, 170 cv a 3.500 rpm
Torque 41,3 kgfm a 2.000 rpm
Câmbio Automático de 6 marchas (tração traseira)


Desempenho

0-100 km/h Não divulgado
Consumo (Inmetro) 10,1 km/L (urbano) / 12,4 km/L (rodoviário) 


Chassi

Direção Elétrica
Suspensão Independente com braços (dianteira) / Eixo rígido (traseira)
Freios Discos ventilados (dianteiros) / Tambores (traseiros)
Pneus 255/65 R18


Capacidades

Caçamba 1.250 litros
Carga útil 1.031 kg
Ângulos 30º (entrada) / 26º (saída)
Tanque 80 litros
Peso 2.069 kg


Dimensões

Comprimento 5,36 m
Largura 1,92 m
Altura 1,89 m
Entre-eixos 3,27 m