Dirigir uma caminhonete se torna uma experiência ainda mais agradável quando se está na direção de uma Ford Ranger Raptor. Com seu impressionante motor 3.0 V6 biturbo GTDI de 397 cv, o “grandão” da tradicional marca norte-americana responde muito bem às aceleradas, ignorando completamente seu peso de 2.415 kg.
Além de uma motorização muito eficiente, desenvolvida pela Ford Performance, divisão de esportivos de alto desempenho da marca, a Raptor faz uma média de 6,2 km/L, um resultado surpreendente, ainda mais se tratando de um carro movido a gasolina. Com tanta força, a Raptor acelera de 0 a 100 km/h em apenas 5,8 segundos.
Com seu chassi redesenhado, suspensão com amortecedores de competição Fox e diferencial dianteiro e traseiro blocante, a picape se torna um monstro nas trilhas ou em qualquer outra situação do dia a dia.
A tecnologia abarcada no veículo é de alta qualidade. Ela é equipada com transmissão automática de dez velocidades com calibração exclusiva, paddle shifter e modo manual, sete modos de condução, quatro modos de escapamento, diferencial dianteiro e traseiro blocante, ganchos de reboque e protetores inferiores. Conta também com painel digital de 12,4 polegadas, navegador offroad, iluminação 360°, multimídia SYNC 4 com tela de 12,4 polegadas e som da B&O. Ou seja, um carro completo e preparado para aqueles que desejam força e modernidade juntos.
“A Ranger Raptor traz com ela um novo segmento de picapes esportivas no Brasil. É um veículo único, diferente de tudo o que existe hoje e ocupa um espaço em branco no mercado. Ela foi feita para quem busca adrenalina, velocidade e emoção com o máximo em desempenho, robustez, design e capacidade todo-terreno”, avalia Marcel Bueno, diretor de marketing da Ford.
Arsenal de segurança
A Raptor conta ainda com os exclusivos faróis LED Matrix, com foco variável e direcional, e um arsenal completo de segurança e assistência ao motorista. A picape apresenta controle de cruzeiro adaptativo com stop & go, frenagem autônoma com detecção de pedestres e ciclistas, assistentes de cruzamentos, de frenagem autônoma em marcha a ré, de manobras evasivas, de permanência e centralização em faixa, de estacionamento automático e frenagem pós-colisão.
Além de tanta tecnologia e inovação – listar tudo não caberia neste espaço –, a Raptor promove um verdadeiro desfile nas ruas. Por onde passa, atrai olhares curiosos e arranca elogios daqueles que são apaixonados pelas quatro rodas. E muito disso se dá pelo design agressivo e, ao mesmo tempo, moderno, e também pelo seu tamanho imponente.
“As caixas de roda têm altura elevada para abrigar o curso amplo da suspensão. As rodas de liga leve de 17 polegadas exclusivas, na cor preta, vêm com pneus 285/70 R17AT Continental Grabber, de perfil alto, com 33 polegadas de diâmetro para melhor performance off-road”, diz André Oliveira, diretor de desenvolvimento do produto da Ford América do Sul. A Ranger Raptor está disponível em cinco opções de cores: laranja Saara, azul Belize, preto Astúrias, branco Nevasca e cinza Diamantina. O preço é de R$ 490 mil.
Ficha técnica
Motor: Diant., longitudinal, 3.0, V6, turbo, injeção direta, gasolina
Potência: 397 cv a 6.250 rpm
Torque: 59,4 kgfm
Câmbio: Automático sequencial de 10 marchas
Direção: Elétrica
Suspensão: McPherson na dianteira, com amortecedores Fox; independente na traseira
Freios: Discos ventilados
Pneus: 285/70 R17
Tanque: 82 L
Porta-malas: 1.226 L
Peso: 2.495 kg
Multimídia: Tela de 12 polegadas, compatível com Apple CarPlay e Android Auto. Alto-falantes da Bang & Olufsen
Dimensões
Comprimento: 5,38 m
Largura: 2,21 m
Altura: 1,92 m
Entre-eixos: 3,27 m