José Mujica, ex-presidente do Uruguai, faleceu nesta terça-feira (13) aos 89 anos. Sua morte reacendeu o interesse por um de seus símbolos mais marcantes: um Fusca azul Niagara de 1987, que ele se recusou a vender mesmo após uma oferta de US$ 1 milhão, em 2014.
Apesar do ano do modelo, o carro foi produzido no Brasil. A confusão surgiu porque a Volkswagen encerrou a fabricação do Fusca no país em 1986, retomando-a somente em 1993 até 1996.
Especialistas apontam que a unidade de Mujica saiu da fábrica de São Bernardo do Campo (SP) em 1986, mas foi vendida no Uruguai como modelo 1987.
Detalhes técnicos desvendam enigma
Características como, os vidros laterais menores, a posição das setas sobre os para-lamas e a presença de encostos de cabeça confirmam a origem brasileira do Fusca de Mujica.
Já o Fusca mexicano (vendido lá como "Vocho") tinha especificações diferentes, incluindo setas integradas ao para-choque, por exemplo.
Lula passeou no Fusca de Mujica
Em 2023, o presidente Lula visitou o já aposentado Mujica em sua fazenda, no Uruguai, e andou no simbólico Fusca azul do ex-presidente uruguaio, reforçando a imagem do veículo como parte da identidade política do país vizinho ao Brasil.
O carro seguia com motor 1.6 Tork de 57 cv – tecnologia que já era rara nos anos 1980. Agora resta saber qual será o destino do famoso Besouro 1987 de Mujica.