Boa entrega de espaço, preço competitivo e uma farta lista que acompanha de série o modelo fizeram do francês uma ótima opção para quem busca um SUV valente e robusto. Sobretudo depois da adoção do propulsor 1.3 TCe, turbo. Autotempo passou sete dias avaliando o Duster em sua linha 2026 que recebeu poucas alterações e o manteve com o mais fôlego para disputar o segmento que mais vende no Brasil.

Mudanças sutis

Como diferencias em relação ao ano passado, desta feita o SUV traz as rodas e o teto pintados em preto brilhante, já os faróis de neblina seguem com lâmpadas alógenas. Em relação a motorização o modelo perdeu sete cavalos por conta da legislação de emissões e passou para dos 170 para 163 cavalos, em compensação o torque se manteve em 27,5 kgfm. Vale lembrar que este motor foi desenvolvido em conjunto com a alemã Mercedes-Benz e é usado em vários modelos da marca. 

Desempenho

O Duster tem um bom desempenho em termos de consumo, fazendo 10,8 km/l na cidade e 11,5 km/l na estrada com gasolina, sobretudo com a ajuda do sistema start-stop, que transmite um funcionamento suave ao ligar/desligar o motor. O câmbio é automático do tipo CVT e a velocidade máxima é de 190 km/h e a aceleração de 0 a 100 km/h é feita em 9,2 segundos. Destaque também para os ângulos de entrada (30º), de saída (34,5º) e na altura em relação ao solo de 237 mm. Outro predicado do SUV é seu conjunto de suspensão que enfrenta sem sofrimento as precárias condições de nosso asfalto.

Interior

A linha do ano anterior já vinha equipada com uma nova central multimídia com tela de 8" e espelhamentos sem fios e nesta atualização ganhou um novo grafismo no painel de instrumentos e um console central mais alto, com carregador por indução e duas portas USB para o banco traseiro. A segurança também foi contemplada e agora traz 6 airbags e o sensor de chuva. A chave é presencial com partida por botão, acendimento automático dos faróis, piloto automático, alerta de ponto-cego e bancos em couro. Os obrigatórios controles de tração e estabilidade e para por ai, alerta de saída de faixa ou de colisão o modelo fica devendo.

Para terminar

Em resumo o SUV com mais tempo de mercado, segue uma ótima opção no segmento , ele não tem o design mais arrojado, mas entrega potência com economia e espaço para passageiros e bagagem, o porta-malas tem capacidade para 475 litros, podendo ser ampliado com o rebatimento dos bancos traseiros.