Pelas mãos do Grupo CAOA, a marca chinesa Avatr (pronuncia-se "Avatar") deve estrear no Brasil, ainda em 2025. A nova marca chinesa de carros elétricos de luxo pertence à Changan, que deve se unir ao grupo brasileiro para trazer seus modelos ao país.
O primeiro carro a ser importado é o luxuoso SUV elétrico Avatr 11. A marca chinesa nasceu de uma aliança entre 3 empresas: a montadora Changan, a CATL (maior fabricante de baterias do mundo) e a Huawei, uma das maiores empresas de tecnologia do mundo.
Por que a CAOA está trazendo a marca?
A estratégia coincide com mudanças radicais no grupo empresarial brasileiro que deu fim a produção de modelos da Hyundai em sua fábrica, em Anápolis (GO), em abril deste ano.
A ideia da CAOA é criar uma operação própria da Avatr no Brasil, inclusive com concessionárias exclusivas, posicionando a marca acima da Chery no portfólio do grupo.
O que torna o Avatr 11 especial?
O primeiro SUV da marca chinesa tem 5 m de comprimento e impressiona pelo seu desempenho esportivo e tecnologia embarcada.
O Avatr 11 usa dois motores elétricos com potência de 547 cv fazendo um 0 a 100 km/h em apenas 3,9 s. O modelo custa, na China, cerca de R$ 250 mil.
O SUV vem equipado com um sistema de autonomia estendida EREV, similar ao Leapmotor C10 REEV, que será lançado ainda neste ano no Brasil.
A "cartão na manga" que contra a falta de recargas do Avatr 11 está no motor a combustão que só gera energia, não move as rodas. ELe só serve para recarregar a bateria durante o trajeto prometendo uma autonomia total do SUV de até 1.000 km.