Começar a vida com tantas e difíceis missões não deve ser fácil, ter seu nome ligado a um modelo de tanta importância para o mercado em geral e para a montadora alemã em particular, que o descontinuado Gol, não é responsabilidade. Mas como tudo passa, ciclos se fecham para que outros possam abrir, a vez, agora é do Tera se mostrar a que veio. A chegada ao mercado foi em grande estilo, pela primeira vez na história do maior evento do mundo, o carnaval carioca, um automóvel foi apresentado em plena Marques de Sapucaí, durante a primeira noite de desfiles do Grupo 1.

Recorde

Segundo o fabricante a notícia de sua chegada tão impactada que o assunto foi um dos comentados nas redes sociais e em todas plataformas da internet. Os pedidos explodiram, e as vendas do Volkswagen Tera foram um sucesso inicial, registando 12 mil unidades vendidas em apenas 50 minutos após o lançamento em junho de 2025, gerando R$ 1,5 bilhão em faturamento, um feito inédito para a marca. Após esse pico, as vendas continuaram, com o modelo registando 2.555 unidades emplacadas em junho e 3.244 em julho, um crescimento de 27%. As filas de espera para o veículo são comuns, refletindo o alto volume de pedidos. 

Números

As vendas foram abertas em junho de 2025 com um evento simultâneo em 472 concessionárias. Doze mil unidades foram vendidas em 50 minutos, o maior volume de um lançamento em um único dia para a marca. O balanço desta movimentação resultou em um faturamento de R$ 1,5 bilhão para a Volkswagen. Em junho, 2.555 unidades foram emplacadas, seguidas por 3.244 em julho, mostrando uma boa evolução, mas ainda distante do volume de pedidos. 

 

E onde esses carros vendidos?

Aa "vendas" referem-se aos pedidos feitos pelos consumidores e concessionárias, enquanto os "emplacamentos" são o registo e a liberação dos carros para circulação nos Detrans. Com um volume tão alto de pedidos no lançamento, é normal que o número de emplacamentos seja inferior no início, pois as unidades precisam ser faturadas e entregues ao consumidor.

Coma as mãos no Tera

Autotempo rodou por sete dias com a versão High/Outfit, a topo da gama no modelo, que é empurrada com o motor de 1 litro, 03 cilindros, turbo, que rende 116 cavalos de potência e 16,5 kilos de torque, que faz conjunto com câmbio automático de seis velocidades. O conjunto entrega uma ótima dirigibilidade, com destaque para  assertiva direção elétrica, o bom acerto da suspensão e principalmente o acabamento acústico, que não transfere ruídos externos para a cabine. Seu consumo urbano homologado junto ao Inmetro é de 9,1 km/l com etanol e 13,2 km/l com gasolina. Na estrada, seu consumo é de 10,2 km/l com etanol e 14,7 km/l com gasolina.

Equipamentos e segurança

Outra razão para apostar que o Tera marcará seu tempo é a entrega de equipamentos de série desde o modelo de entrada. Além dos itens de segurança e conectividade, o carro tem direção elétrica com ajuste de altura e profundidade em todas as configurações, assim como ar-condicionado, piloto automático, banco do motorista com ajuste milimétrico de altura, computador de bordo, painel de instrumentos digital, sensores de estacionamento traseiro e portas USB na dianteira, com duas saídas, e o assistente de partida em rampas (HHC – Hill Hold.

Control).

Conveniência

A versão testada trazia, ainda, sistema Kessy de acesso ao veículo sem uso de chave e partida do motor por botão e volante multifuncional. De série na versão High, o painel de instrumentos digital é de 10,25 polegadas, além do ar-condicionado Climatronic Touch aliado ao carregador de celular por indução. Segurança como palavra de ordem. Todas as versões são equipadas com seis airbags (dois frontais, dois laterais nos bancos dianteiros e dois de cortina), frenagem autônoma de emergência (AEB) com proteção de pedestres, controle eletrônico de estabilidade (ESC) e tração (ASR), bloqueio eletrônico de diferencial (EDS), sistema de detecção de fadiga do motorista e sistema de controle de perda de pressão dos pneus. Para as versões Comfort e High, o Controle de Cruzeiro Adaptativo (ACC) também é item de série.